Antes mesmo de embarcar, Lula destacou sua expectativa em relação a viagem, onde deve buscar por investimentos e tratar sobre as mudanças climáticas.
“A caminho de Riade, capital da Arábia Saudita, para uma série de agendas de interesse nacional. Abertura de mercados e atração de investimentos, principalmente em energia renovável. Depois, iremos para Doha, e teremos a COP 28 nos Emirados Árabes. Muito trabalho para recolocar nosso país no cenário internacional e atrair investimentos que gerem emprego e desenvolvimento para o Brasil”, escreveu Lula em uma rede social.
Junto com uma comitiva de ministros, o presidente vai participar de encontros bilaterais, sendo sua primeira agenda com o príncipe-herdeiro e primeiro-ministro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman Al Saud. Os dois vão discutir possibilidades de investimentos sauditas no Brasil e um aumento do comércio entre os países. Da cidade de Riade, a comitiva presidencial segue para Doha, no Catar, onde está prevista a participação na sessão de abertura de evento empresarial Brasil-Arábia Saudita.
O presidente Lula participa, ainda, da abertura da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), em Dubai. O evento receberá líderes mundiais e tem por objetivo discutir práticas sustentáveis visando o controle das mudanças climáticas selado no Acordo de Paris.
A agenda de preservação ambiental e transição energética é uma das preocupações do presidente, que deseja atrair investimentos para o Brasil.
A comitiva brasileira também irá a Alemanha, última parte da viagem, onde cumpre agendas de reuniões de trabalho com encontros marcados com a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, com o chanceler Olaf Scholz e com o presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier.
Fonte: Secom/Agência Gov
Foto: PR/Ricardo Stuckert