«

»

nov 17 2020

PREVISÃO DE QUEDA DO PIB APROXIMA-SE DE 4%

Semana a semana, melhora a previsão sobre o desempenho da economia brasileira este ano.

 

Economistas do mercado financeiro alteraram suas projeções para o PIB (Produto Interno Bruto) em 2020. Conforme o Relatório de Mercado Focus, do Banco Central, a expectativa para a economia este ano passou da retração de 4,80% para queda de 4,66%.

Aproxima-se de previsão pessoal do Ministro Paulo Guedes, que fala em queda da economia na faixa de 4%, índice abaixo da média observada nos principais países afetados pela pandemia.

 

Para 2021, o mercado financeiro manteve a previsão do PIB de alta de 3,31%.

 

No Focus, a projeção para a produção industrial de 2020 é de retração de 5,34%.

 

Para a balança comercial em 2020, previsto superávit comercial de US$ 57,73 bilhões. 

 

CONGRESSO – Câmara dos Deputados e Senado marcaram sessões deliberativas para a próxima quarta-feira (18).

 

Na pauta dos deputados, estão a MP 993/2020, que prorroga contratos no Incra, e o Projeto de Lei da BR do Mar, que prevê marco legal para o transporte marítimo na costa do país, revolucionando o setor de cabotagem.

 

O PL da BR do Mar foi proposto pelo Poder Executivo em agosto. A proposta elimina entraves da atual legislação, com o objetivo de aumentar a participação do sistema aquaviário na matriz de transportes brasileira. Hoje o transporte aquaviário responde por apenas 11% do total de cargas movimentadas no Brasil, enquanto o rodoviário é responsável por 65%.

No Senado, a pauta está em discussão.

Ainda nesta semana, há possibilidade de convocação de sessão do Congresso para análise de vetos presidenciais.

 

 FUNDEB – O projeto de lei que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) foi apresentado aos líderes da Câmara dos Deputados ontem. A pressão é por votar o texto ainda esta semana.

 

A demanda é tratada com urgência, já que pelo menos dez questões precisam de regras específicas para vigorar em 2021.

 

 PREFEITOS – A decisão sobre quem será o prefeito a partir de 2021 ocorrerá daqui a dois domingos (29) em 57 cidades brasileiras – sendo 18 capitais de estado e 39 municípios com mais de 200 mil eleitores. Nestas, haverá segundo turno.

 

 PIX – Na estreia, ontem, o Pix levou em média cinco segundos para ser compensado. O cálculo é da Febraban, que avalia como satisfatório o primeiro dia.

Há 30 milhões de clientes cadastrados, mas o Brasil tem 100 milhões de pessoas que são economicamente ativas. O Pix pode crescer muito ainda.

 

 VOOS – O Aeroporto JK, de Brasília, retoma movimentação nas operações aéreas. Em outubro, o tráfego chegou a 65% do verificado na fase pré-covid.

 

BRASIL – Houve 216 novos óbitos pela covid-19 ontem no Brasil. Total chegou a 165.798.

  

AMAPÁ – Chegaram ao Amapá, pelo Rio Amazonas, balsas com geradores termelétricos – movidos a combustível – para instalação em subestações de Macapá e Santana, que começam a ser instalados.

 

AGENDA – Presidente Bolsonaro preside solenidade alusiva ao 54° Aniversário da Embratur e lançamento do selo comemorativo “Embratur 54 anos”, às 16h, no Palácio do Planalto.

 

BRICS – Presidente Bolsonaro participa na manhã de hoje da videoconferência da cúpula de líderes do Brics, grupo de nações que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Entre outros temas, destaca-se a eleição de Joe Biden para Presidente dos Estados Unidos. A questão das vacinas contra a covid-19 também interessa ao grupo, que pode assumir postura organizada em relação a este tema.

 

O bloco Brics foi fundado em 2006. O último encontro aconteceu em novembro de 2019, presencial, em Brasília. Na ocasião, o Presidente Bolsonaro disse que a política externa do governo “tem os olhos postos no mundo”, mas coloca o Brasil “em primeiro lugar”.

 

ECONOMIA – O índice Ibovespa, da Bolsa de Valores, encerrou ontem aos 106.430 pontos, com alta de 1,63%.

O dólar fechou o dia vendido a R$ 5,437.

Por RENATO RIELLA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*