«

»

nov 28 2018

Projeto de Lei garante economia nas contas de água no DF

Resultado de imagem para relógio de água no df

Os deputados distritais derrubaram, na tarde de ontem (27), veto ao Projeto de Lei 1.079, de 2016, de autoria da deputada distrital Liliane Roriz (PROS) que põe fim à tarifa mínima nas contas de água do Distrito Federal.

De acordo com o texto, que assim que promulgado vira lei no DF, “o consumo de água é fato gerador de ICMS tributado à alíquota de 18% no Distrito Federal e a cobrança de valores mínimos, independente do consumo, sobrecarrega o consumidor por duas vezes. Ora porque está pagando o valor de um serviço que efetivamente não utilizou, ora porque sobre este valor incide ICMS e há a cobrança do tributo”.

Segundo a deputada, a lei faz justiça ao cidadão que só pagará pelo que consumiu, além de contribuir para o fim do desperdício de água no Distrito Federal. “Com o fim da tarifa mínima, as pessoas tendem a gastar menos, a não desperdiçar água, afinal, passarão a pagar exatamente pelo que consumirem. Ou seja, menos desperdício, conta menor”, explica.

Até então, a tarifa mínima nas contas de água obriga o consumidor a pagar por 10 mil litros de água, mesmo que não use. Com a nova lei, o consumidor pagará apenas pelo consumo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*