«

»

maio 18 2016

SE O MINISTÉRIO DA CULTURA VOLTAR MESMO, QUE NÃO SEJA O “MINISTÉRIO DOS ARTISTAS”

O Ministério da Cultura vai voltar. O novo site Os Divergentes acaba de soltar esta informação, atribuída ao presidente do Senado, Renan Calheiros, que teria convencido o novo presidente Michel Temer a tomar essa decisão.

Se confirmado, é um bom sinal. Mostra que Temer tem humildade e consegue rever decisões, mesmo ocorrendo isso em clima emocional.

Opositores do seu governo vão cantar de galo, como se tivessem revertido o impeachmen (exagero!).

O certo é que Renan teria lembrado do governo peemedebista do José Sarney, na década de 80, quando o Ministério da Cultura foi criado e teve José Aparecido como ministro primeiro dessa pasta.

Segundo Os Divergentes, a recriação do Ministério da Cultura pode ser feita quando o projeto dos ministérios passar pelo Senado.

O que defendo é a presença de um ministério voltado para salvar o que existe de patrimônio cultural no Brasil, em estado de ruínas, e não mais um “ministério dos artistas”.

É claro que a Lei Rouanet pode permanecer, com fiscalização adequada da sua aplicação para evitar abusos.

Mas vemos grandes centros de cultura queimando por falta de manutenção e outros apodrecidos em todos os estados. O Teatro Nacional de Brasília é um bom exemplo.

Em vez de Daniela Mercury como ministra, por exemplo, prefiro um bom administrador de espaços culturais. Deve haver algum por aí… (RENATO RIELLA)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*