«

»

ago 26 2021

Secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, é exonerado

Osnei Okumoto assume Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde - Pfarma

O secretário de Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto, foi exonerado na tarde de hoje (26). A demissão deve ser oficializada no Diário Oficial do DF de amanhã.

Para o lugar dele, o nome mais cotado é o do médico ortopedista Alberto Aguiar Santos Neto. Formado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), ele tem especialização em Gestão de Clínicas e Hospitais, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O governador Ibaneis Rocha disse “ainda não bateu o martelo”. Sobre a substituição, afirmou apenas que “precisa de um gerente”.

Osnei não participou da entrevista coletiva sobre medidas contra a Covid-19 nesta quinta. Ele costumava responder perguntas nesses encontros. No lugar dele, esteve o secretário adjunto de Gestão em Saúde, Arthur Felipe Siqueira de Brito, que também deve deixar o cargo.

Esta é a segunda vez que o secretário deixa a pasta. Ele assumiu o cargo em janeiro de 2019, no início da gestão Ibaneis. Em março do ano passado, após o começo da pandemiaOsnei pediu demissão da Secretaria de Saúde (SES-DF) e assumiu a presidência do Hemocentro.

À época, Francisco Araújo foi nomeado secretário de Saúde. No entanto, ele foi exonerado em setembro do ano passado, após ser preso em meio às investigações da operação Falso Negativo, que apurou fraudes na compra de testes rápidos de Covid-19. O Ministério Público afirmou que Francisco “capitaneava uma organização criminosa. Ele nega as acusações.

Com informações de G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*