«

»

jul 01 2019

SEIS MESES DE GOVERNO NO DF…IBANEIS SAI INTEIRO

RENATO RIELLA

O governador Ibaneis Rocha entra hoje no segundo semestre de mandato. Espera-se que tenha desempenho melhor nos próximos meses.

Os primeiros seis meses foram muito difíceis, até mesmo pelo estilo impaciente do governador. Ele tentou quebrar tabus, talvez até pensando que estivesse na iniciativa privada.

No governo, o ritmo é outro. Muitas vezes Ibaneis teve de respirar mil vezes para suportar as “impossibilidades”.

Se quisermos apontar um único problema, podemos dizer que este é a Saúde. Desde o mal lembrado Governo Agnelo, até o pessimamente recordado Governo Rollemberg, mais de 50% da população do DF diz que Saúde é a maior deficiência no DF.

Ibaneis tentou reagir, mas esbarrou numa assustadora epidemia de dengue, em nível nacional, que matou 31 pessoas no primeiro semestre na Capital Federal e conturbou todas as unidades hospitalares.

O atual governo demorou para usar uma solução de guerra, que acabou sendo mobilizada, na forma de dez tendas de atendimento. Com isso, milhares de doentes de dengue foram retirados dos pronto-socorros dos hospitais, onde havia quebra-quebras diários.

Com a seca, a dengue deve cair bastante. A equipe do Ibaneis terá tempo para recuperar as estruturas de Saúde.

Entra em ação a solução do instituto, já existente no Hospital de Base, agora sendo instalada em seis UPAs e no Hospital de Santa Maria. E haverá milhares de contratações de profissionais.

Quando a Saúde melhorar, o povo vai perceber que existem outros problemas.

O Metrô está em greve há 60 dias, o que reforça a ideia do Ibaneis de privatizar este serviço.

O serviço de ônibus tem problemas diversos, já detectados, a serem atacados nos próximos meses.

Na área de obras, vemos que o GDF se recupera em Vicente Pires. Quando as chuvas voltarem, os transtornos nessa cidade serão menores.

E há os viadutos! Depois de devolver a plataforma da Galeria dos Estados, destruída no Governo Rollemberg, Ibaneis enfrenta a crise da Rodoviária, que apresenta problemas estruturais precocemente, com apenas 60 anos de uso.

 

SEM ESCÂNDALOS

Vamos falar de coisas boas?

O Governador Ibaneis pode dizer que atravessou seis meses sem escândalos de corrupção. Isso bate com sua declaração na campanha eleitoral, quando disse algumas vezes: “Uma coisa posso garantir: não vou sujar o meu nome”.

Na área financeira, as dificuldades são muitas, mas as contas estão sendo pagas – e os salários idem. Em compensação, o GDF não terá dinheiro para dar reajustes salariais este ano. E talvez no próximo ano também. Com isso, em algum momento enfrentará crises sindicais.

Ao contrário de Bolsonaro, Ibaneis tem base parlamentar.

Nunca vimos governo derrubar o chamado “direito adquirido”, principalmente votando no Legislativo No entanto, Ibaneis conseguiu unanimidade na Câmara Legislativa (24 votos), na extinção da pecúnia dos servidores. Milagre!

E vai conseguir fazer as temidas privatizações.

Até dezembro, serão levantados temas barulhentos, como a eleição dos administradores regionais, a privatização da CEB e o estacionamento pago em áreas diversas.

Mas governo é assim mesmo: um dia depois do outro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*