«

»

fev 01 2020

Sobe para 259 número de mortos por coronavírus na China

Subiu para 259 o número de mortos na China em decorrência do novo coronavírus. Agora já são quase 12 mil pessoas infectadas pela doença.

O governo da província de Hubei, epicentro do surto, confirmou 45 novas mortes em 24 horas. Outros 18 mil casos são investigados pelas autoridades de saúde chinesas.

Ontem (31), os Estados Unidos declararam “emergência em saúde pública” por causa do coronavírus. Washington também anunciou que vai proibir temporariamente a entrada de qualquer estrangeiro que tenha viajado à China nas últimas duas semanas.

As autoridades anunciaram que vão colocar em isolamento por 14 dias os cidadãos do país que estiveram nas regiões de risco.

A decisão de restringir viagens contraria recomendação da Organização Mundial da Saúde que no dia anterior orientou os países a não adotarem medidas restritivas de viagem e comércio.

Até agora, sete casos da doença foram confirmados nos Estados Unidos. Na quinta-feira (30), o governo norte americano anunciou o primeiro caso de transmissão interna do vírus.

Ainda ontem, Reino Unido, Espanha e Rússia confirmaram os primeiros casos da contaminação.

Um dia depois de anunciar o fechamento da fronteira, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ofereceu ajuda à China para combater o coronavírus. O Kremlin também disse estar confiante de que as medidas adotadas pelo governo chinês permitirão o avanço da doença.

Em mensagem enviada ao presidente da China, Xi Jinping, Putin disse que instruiu os órgãos competentes a trabalhar com os chineses para vencer o quanto ante “essa ameaça comum”.

A coordenadora da área de Infectologia do Grupo Santa Joana, Rosana Richtmann afirmou que a resposta ao surto tem sido rápida. “A China, na minha opinião, tá de parabéns. Em tempo quase que recorde ela conseguiu dar para o mundo a identidade do vírus.”

Rosana Richtmann, lembra que a maioria dos casos fatais foram em pessoas acima de 50 anos e que já tinham outros problemas de saúde.

O infectologista e diretor Clínico do Grupo Fleury, Celso Granato, disse ser muito provável que o novo coronavírus chegue ao Brasil. “Na minha forma de ver muitpo pouco provavel que não chegue. Mas não tem problema, porque se a pessoa for isolada ela poderá proteger familiares e a comunidade.”

No Brasil, até agora existem 12 casos suspeitos de coronavírus.

Com informações de JP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*