A modalidade eSports – de jogos eletrônicos – ganhou terá um evento interescolar da rede pública de ensino do Distrito Federal, pela primeira vez
Em ano de pandemia do novo coronavírus, com alunos em casa, a Secretaria de Educação vai realizar um campeonato gamer, com o jogo League of Legends, o “LOL”.
A participação inclui alunos da rede pública e privada, o prazo para cadastro vai até amanhã(18) e cada estudante vai participar do campeonato de casa, com o próprio computador.
Os interessados devem inscrever equipes de cinco pessoas por meio de um formulário no site da Secretaria de Educação.
O “LOL” é um jogo online de estratégia que envolve um combate no qual o principal objetivo é destruir a base do time rival. No campeonato, os jogadores de cada equipe precisam planejar e integrar ações de ataque.
O videogame online é desenvolvido pela norte-americana Riot Games. Os torneios internacionais do jogo ultrapassam 100 milhões de espectadores, o mesmo patamar do Super Bowl, maior evento da televisão dos Estados Unidos. Grandes clubes brasileiros como Flamengo, Cruzeiro e Santos, já possuem times de LOL.
A competição ocorrerá de 21 de dezembro a 27 de janeiro de 2021. Nos finais de semana e nas festividades de fim de ano – de 24 de dezembro a 1º de janeiro – as atividades serão pausadas.
O campeonato gamer com o jogo League of Legends é organizado pela Diretoria de Educação Física e Desporto Escolar da Secretaria de Educação do Distrito Federal. O coordenador da iniciativa, David Leonardo, explica que os jogos eletrônicos podem contribuir para o aprendizado dos estudantes.
“Os jogos eletrônicos têm os componentes para desenvolver habilidades comportamentais como aprender a interagir, conversar, estimular a liderança e o planejamento. Vamos unir estudantes que, às vezes, moram no mesmo bairro ou estudam na mesma escola, mas que não se conheciam antes”, diz Leonardo.
Ainda de acordo com o coordenador, o evento é também uma oportunidade de reconhecer o potencial da carreira gamer. “É uma forma de enxergar as potencialidades que existem no universo dos jogos eletrônicos, até mesmo como trabalho, grandes times se formam no Brasil”.
O campeonato será realizado nos moldes dos eventos interescolares do DF. Os times serão formados por alunos da mesma escola, que vão competir entre si.
Com informações de G1