«

»

abr 17 2024

Tribunal abre amanhã a exposição “64 anos de STF em Brasília”

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, inaugura amanhã (18), no Museu Ministro Sepúlveda Pertence, a exposição “64 anos de STF em Brasília” do artista Toninho Euzébio.

Na mostra, a estátua da Justiça aparece fazendo manobras de skate com uma espada nas mãos e as curvas do prédio do  (STF), projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer, transformadas em jangada.

A mostra ficará aberta ao público até o dia 30 de junho, com entrada gratuita, mediante agendamento. Serão expostas 12 composições de fotos com ilustrações feitas por Toninho Euzébio. As gravuras se fundem com os traços de Niemeyer para celebrar a Justiça, a sociedade e algumas figuras históricas e simbólicas do Brasil.

É a primeira vez que Toninho Euzébio faz uma exposição para o Judiciário. “Foi muito desafiador criar trabalhos a partir de um tema único”, relata.

O artista aproveita paisagens de Brasília para inserir seus desenhos, sempre criativos e bem-humorados. Em geral, a inspiração para suas produções surge apenas do olhar do ilustrador que, ao se deparar com algo que chame atenção, saca o celular, busca o melhor ângulo e, no caderninho, marca os pontos para inserir o desenho e redefinir a paisagem escolhida. Ele conta que costuma levar em média dez minutos para concluir uma ilustração.

Para a exposição do Supremo o processo criativo foi diferente. O artista passou duas semanas circulando pelo prédio do STF, tomando nota de informações e locais que poderiam ser fonte de sua contribuição artística.

Também buscou conhecer mais sobre a história da Corte. Para isso, acompanhou a visitação ao prédio, coordenada pela equipe do Cerimonial do Supremo. No passeio, descobriu muitas curiosidades que o inspiraram a desenvolver as obras que agora estão expostas.

Nascido em Goiânia, Antônio Euzébio chegou em Brasília ainda criança, no início da década de 70. Formado em publicidade e propaganda, atuou em agências como diretor de arte e diretor de criação durante 30 anos. Há cerca de dez anos decidiu abandonar a carreira e se dedicar à arte.

Sucesso na internet com suas ilustrações, já apresentou seus trabalhos em Nova York, no Estados Unidos, e em Zurique, na Suíça.

Fonte: Ascom/STF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*