A UnB lançou o processo seletivo específico para pessoas idosas que queiram cursar a graduação. O lançamento ocorreu no Salão de Atos da Reitoria, campus Darcy Ribeiro, durante sessão solene da Câmara de Direitos Humanos. Na ocasião também foi apresentada oficialmente carta de intenções sobre a Política de Envelhecimento Saudável, Participativo e Cidadão (PESPC) instituída em fevereiro deste ano na Universidade. O documento traz compromissos dos decanatos da UnB para implementação da PESPC.
Entre as iniciativas estão atividades, ações, projetos e programas para inclusão, valorização e respeito à dignidade das pessoas idosas, o enfrentamento ao etarismo e o envelhecer como direito. Realizado pelo Decanato de Ensino de Graduação (DEG), o lançamento de processo seletivo específico para pessoas idosas é uma das ações previstas na PESPC.
“É uma honra para a UnB termos chegado a este momento. Parabenizo a todos que elaboraram a Política do Envelhecimento Saudável”, disse a reitora Márcia Abrahão, presidente da Câmara de Direitos Humanos. “Na UnB já temos diversas ações no âmbito do envelhecimento, ações de extensão, pesquisa, algumas iniciativas na graduação e pós-graduação e agora estamos estabelecendo uma política de acolhimento”.
Ao todo serão ofertadas 136 vagas em 37 cursos presenciais de graduação nos quatro campi da UnB (Darcy Ribeiro, Gama, Planaltina e Ceilândia). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online de 26 de dezembro a 10 de janeiro. Inscrições presenciais serão realizadas somente nos dias 8, 9 e 10 de janeiro de 2024, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Decanato de Ensino de Graduação (DEG), no andar térreo da Reitoria, campus Darcy Ribeiro, Asa Norte.
Para participar é preciso ter 60 anos ou mais e ter concluído o ensino médio. A prova será uma redação em Língua Portuguesa que deve ser aplicada na data provável de 28 de janeiro no campus Darcy Ribeiro.
O resultado final do processo seletivo será divulgado online e na entrada central do ICC Norte, campus Darcy Ribeiro, onde a lista de aprovados será afixada. A convocação para o registro acadêmico ocorrerá na data provável de 29 de fevereiro e os documentos exigidos para efetivação do registro devem ser entregues presencialmente no início de março. As aulas iniciam dia 18 de março.
Para o registro nos cursos de Música é exigida certificação de habilidade específica. Informação sobre datas e procedimentos será enviada por e-mail aos candidatos que se inscreverem no curso de Música Bacharelado ou Música Licenciatura.
Fonte: Ascom/Universidade de Brasília – UnB
Foto: EBC