«

»

abr 02 2015

VEM AÍ MUITA NOVIDADE BOA NO METRÔ DO DF. VAMOS REZAR!

Um dos grandes crimes praticados pelos governantes do DF foi o abandono do Metrô, mas parece que, pelo menos nesta área, o governador Rodrigo Rollemberg está acertando.

De princípio, nomeou para presidente do Metrô o seu braço direito histórico, Marcelo Dourado, o que até surpreendeu os observadores políticos.

Agora, o Metrô anuncia a construção de novas estações, em Ceilândia e Samambaia.

Além disso, até o fim de abril, a Companhia do Metropolitano  pretende lançar edital de licitação para a aquisição de dez trens.

A tão aguardada expansão do metrô do Distrito Federal começará a tomar forma neste ano. Está prevista para setembro a assinatura da ordem de serviço que permitirá o início das obras da primeira estação da Asa Norte, nas proximidades do Hospital Regional, o Hran. A expectativa é que o local fique pronto em 2018.

No segundo semestre, devem começar a ser construídas duas estações em Ceilândia e duas em Samambaia, a serem entregues no fim de 2017. Essas cinco estações totalizarão 7,5 km de malha metroviária.

Em menor prazo, uma média de dois anos, deverão ser concluídas as estações das quadras 104, 106 e 110, todas na Asa Sul. Iniciadas em 1991, essas obras serão retomadas por meio de processos licitatórios, previstos para maio. Os dez novos trens devem entrar em circulação em 2017.

Será aberta licitação para a elaboração dos projetos básicos para a implementação do metrô em toda a Asa Norte e do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na W3 Norte e Sul.

A verba para a execução desses serviços será disponibilizada por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, no valor de R$ 1.656.130.000.

Em fevereiro deste ano, foi lançado o edital para contratar a empresa que elaborará o Plano de Desenvolvimento do Transporte Público sobre Trilhos e a Pesquisa de Mobilidade Urbana.

O objetivo do Metrô-DF é fazer um planejamento, a médio e a longo prazos, do sistema de transporte público sobre trilhos da capital. A intenção é seguir um modelo de desenvolvimento sustentável, idealizado para um futuro de 20 anos.

Também neste ano está prevista a transformação da estação da Guariroba, em Ceilândia, em ponto sustentável. O projeto está sendo finalizado e será implantado com recursos de grupos nacionais e internacionais. “É apenas um projeto-piloto e pretendemos expandi-lo”, explicou o presidente do Metrô-DF, Marcelo Dourado. A ideia é instalar placas para a captação de energia solar. Essa ideia surgiu em Nova York, onde a tecnologia é empregada desde 2005.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*