«

»

jun 01 2021

Yamaguchi nega ter agido para alterar bula da cloroquina para o uso contra a Covid-19

A médica oncologista Nise Yamaguchi afirmou aos senadores da CPI da Covid hoje (1º) que não agiu para alterar a bula da cloroquina para que o medicamento tivesse indicação de uso em tratamento precoce contra covid-19.

Yamaguchi é conhecida defensora do tratamento precoce contra o novo coronavírus, apesar de grande parte da comunidade científica apontar que não há eficácia comprovada.

Ela contradisse o diretor-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Antonio Barra Torres, que afirmou à comissão que a médica propôs mudança da bula em reunião no Palácio do Planalto no ano passado. Também apresentou versão contrária à do ex-ministro Luiz Henrique Madetta, que afirmou ter visto na reunião uma minuta para alterar a bula da cloroquina.

Segundo a médica, em abril do ano passado discutiu-se uma minuta relativa ao medicamento, mas não se tratava de um documento para a alteração das recomendações de uso do remédio. Conforme a oncologista, era um “um rascunho de como poderia ser disponibilizada uma medicação que estava em falta” e abordava também a “adesão ao tratamento de acordo com um consentimento livre esclarecido e notificações no site da Anvisa”.

Ela também descartou que na reunião tivesse sido debatido um decreto para alteração da bula. “Não existiu ideia de mudança de bula por minuta, nem por decreto”, disse.

Barra Torres declarou que, na reunião, a médica tinha sugerido a mudança na bula e que ele prontamente rejeitou a ideia. “Minha reação foi imediata, dizendo que aquilo não poderia ser”, disse aos senadores.

Apesar de negar a tentativa de mudança, Nise Yamaguchi voltou a defender o tratamento precoce nesta terça e afirmou que há evidências científicas que sustentam a prática.

Com informações de R7

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*