«

»

out 30 2017

Zoológico se prepara para receber animais feridos na Chapada dos Veadeiros

O Zoológico de Brasília que está de plantão para receber animais feridos que forem encontrados nas proximidades da Chapada dos Veadeiros a partir de hoje (30), após o controle das chamas que atingiu 27% da reserva. Segundo o presidente do zoo, Gerson de Oliveira Norberto, 62 voluntários estão capacitados para resgatar e prestar primeiros socorros.

Ainda de acordo com ele, apenas dois filhotes de arara haviam sido encontrados até este domingo (29). “A maior parte dos animais foi afugentada. O que pode acontecer agora é encontrar os que ainda estão em fuga feridos.” Em incêndio florestais, os mais prejudicados costumam ser os filhotes, especialmente de aves, cujos ovos são carbonizados.

As equipes do Zoológico, que estiveram na Chapada por duas vezes na semana passada, levaram mantimentos como soro fisiológico, gases, alimentos e rações. Os veterinários também ofereceram treinamento para que voluntários sejam capazes de atender animais atingidos pelo fogo ou por veículos na estrada.

“Se o caso for uma cirurgia ortopédica, por exemplo, o animal recebe os primeiros cuidados do voluntários e é trazido para o Zoológico”, disse Norberto. “Estão todos de ‘stand-by’ para receber os bichos.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*