«

»

mar 30 2018

Adax, espécie de antílope, morre no zoológico; terceira morte no local este ano

animal adax

Uma adax, espécie de antílope do norte da África, morreu ontem (29) no Zoológico de Brasília. A morte foi confirmada hoje (30), e é terceira registrada no zoo desde janeiro.

Segundo a direção do zoológico, a adax Gaia tinha dois anos e meio e fazia parte do programa de conservação da espécie. Na quarta (28), Gaia amanheceu com uma luxação na pata posterior esquerda. Para o tratamento, veterinários tentaram isolar o animal em um espaço menor – “afim de reduzir os movimentos e assim prover condições para uma pronta recuperação”.

Nesse momento, de acordo com o Zoo, o animal reagiu de forma violenta e se prendeu a um dos portões – um comportamento normal já que, “bovídeos selvagens, em geral, são extremamente agressivos e reagem sempre de forma violenta ao serem manejados”.

Já na área de contenção, a adax teria apresentado sinais de “miopatia”, nome genérico para diversas doenças que causam fraqueza muscular. A morte foi confirmada às 8h30 de ontem, após 16 horas de atendimento ao animal.

“O laudo de necropsia está sendo concluído e irá compor o prontuário oficial do indivíduo”, diz o comunicado do Zoo.

Na nota, a instituição reafirma o compromisso de “termos uma equipe prontamente disponível de tratadores, médicos veterinários, biólogos e zootecnistas para o atendimento não só dos animais do plantel, como também, dos animais encaminhados pelos Órgãos Ambientais, vítimas do tráfico de animais, maus tratos e atropelamentos”.

Foto: Agência Brasília

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*