«

»

mar 05 2018

ALERTA! NÃO PERMITA A PRIVATIZAÇÃO DO AQUÍFERO GUARANI

ETHEVALDO SIQUEIRA

A grande manobra está em andamento na América do Sul, com o objetivo de dominar o Aquífero Guarani, uma das maiores reservas de água doce do mundo.

Se nada for feito, em breve esse patrimônio sul-americano pode cair nas mãos de corporações transnacionais, como Coca-Cola e Nestlé.

Segundo relatos internacionais, as negociações para privatizar o Aquífero Guarani – a gigantesca reserva subterrânea de água, situada sob a Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai – já alcançaram um estágio avançado.

O acordo concederia a um consórcio de conglomerados com sede nos Estados Unidos os direitos exclusivos sobre o aquífero por um prazo de mais de 100 anos.

Batizado em homenagem aos índios Guarani, o Aquífero Guarani é a segunda maior reserva de água subterrânea do mundo.

Segundo estimativas, é capaz de fornecer água potável de forma sustentável para toda a população mundial por até 200 anos.

Grupos ambientais, movimentos sociais e defensores da terra alertam que a exploração da reserva de água doce poderia ver o reservatório de 1,2 milhões de km2 (algo como a área do Estado do Amazonas) sacrificado pela voracidade dos lucros de curto prazo do agronegócio, de energia e de dois gigantes da área de alimentos bebidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*