«

»

jul 30 2015

BRASIL EM RECESSÃO AUMENTA TAXA DE JUROS PARA 14,25%

O Brasil resolveu aumentar a sua taxa básica de juros para 14,25% ao ano, mesmo sabendo que esta decisão aumenta em alguns bilhões os juros a serem pagos para manutenção da Dívida Pública Federal, os quais já estão perto dos R$ 400 bilhões.

Ao mesmo tempo, é assustador perceber que a taxa de juros Selic mantém-se como a mais elevada do mundo, abalando um país como o Brasil, onde o Produto Interno Bruto (PIB) pode ter queda próximo de 2% este ano. É tudo muito contraditório.

A explicação é ortodoxa. Como o Brasil tem inflação crescente, quase no nível de 10% ao final do ano, a receita dura e drástica é elevar os juros. Será que não existe outra economia criativa?

Como dezenas de outros países, com taxa anual de juros perto de zero por cento, conseguem controlar a inflação?

O certo é que, pela sétima vez seguida, o Banco Central (BC) brasileiro reajustou os juros básicos da economia.

Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) aumentou, quarta-feira (29), a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, para 14,25% ao ano. Na reunião anterior, no início de junho, a taxa também tinha sido reajustada em 0,5 ponto.

Com o reajuste, a Selic retorna ao nível de outubro de 2006, quando também estava em 14,25% ao ano.

A taxa é o principal instrumento usado pelo BC “para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)”.

Em comunicado, o Copom indicou que os juros básicos devem ficar inalterados daqui para a frente. “O comitê entende que a manutenção desse patamar da taxa básica de juros, por período suficientemente prolongado, é necessária para a convergência da inflação para a meta no final de 2016”, destacou o texto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*