«

»

jan 23 2015

BRASÍLIA, de A a Z

RENATO RIELLA

ALBERTO FRAGA, o deputado federal mais votado de Brasília, representa o DEM. Ele marcou posição, durante quatro anos, aparecendo na TV com o refrão: “Governador Agnelo, respeite o povo de Brasília”. Fraga permanece na oposição e não vai dar moleza para o GDF. Resta saber se ele dirá: “Governador Rollemberg, respeite o povo de Brasília”.

ELIANE CANTANHEDE, jornalista brasiliense sempre ligada à cidade, era um dos destaques na política da Folha de S. Paulo, mas foi repentinamente demitida depois da eleição. Semanas após, deu grande volta por cima, assumindo posição de destaque no jornal Estadão, onde já apresentou alguns furos de deixar a Folha com água na boca.

ERIKA KOKAY é a única representante do PT-DF na Câmara Federal. O partido desmoronou. Mas ela não perde a garra. Segundo Érika, o aumento de parlamentares federais com perfil conservador deverá impedir qualquer avanço no debate sobre reforma política no Congresso. “A próxima legislatura é ventríloquo dos interesses econômicos de uma elite”, afirma.

LEILA BARROS, a famosa Leila do Vôlei, quase foi eleita deputada distrital pelo PRB. Indicada pelo partido, virou secretária de Esporte do DF e, apesar da crise financeira generalizada, tem interessantes desafios pela frente. Em março, vai receber no Autódromo a Corrida de Fórmula Indy. E discute se o DF abre mão, mesmo, de realizar em Brasília a Universídade.

MARCELO DOURADO pode dizer que o governador Rodrigo Rollemberg é “muy amigo”, como se falava em antigo programa de humor na TV. Isso porque, na escolha dos cargos, foi reservado para ele um grande abacaxi: a presidência do Metrô, sistema abandonado, quebrado, quase falido. Rollemberg e Dourado são amigos íntimos, de longas datas.

RAIMUNDO RIBEIRO estava com a reeleição garantida em 2010, na Câmara Distrital, quando aconteceu o escândalo da Caixa de Pandora. Ele tinha relações históricas com o então governador Arruda e se prejudicou com isso, embora não sofra qualquer acusação. Agora, eleito pelo PSDB, assume a Secretaria-Geral da Câmara Legislativa.

RENATO RAINHA é a pessoa certa na hora certa. Justamente nesse complicado início de governo, ele assumiu a presidência do Tribunal de Contas do DF e está acompanhando de perto todas as crises. Rainha é experiente, tendo começado a carreira como delegado de polícia. Foi ótimo deputado distrital e está no TCDF há quase 15 anos.

ROGÉRIO ROSSO, eleito deputado federal, está numa escala de crescimento surpreendente (proporcional à sua atividade diária de ciclista). Como líder do PSD na Câmara Federal, comanda bancada de mais de 40 deputados, sendo respeitado e valorizado pela presidente Dilma. No DF, como presidente do PSD, passa a ser o parceiro mais influente do governador Rollemberg.

VALMIR CAMPELO é um político brasiliense de mil utilidades. Ele iniciou-se na vida como administrador regional de Brazlândia, Taguatinga e Gama. Depois, elegeu-se deputado federal e senador. De repente, foi nomeado ministro do Tribunal de Contas da União. Antes de se aposentar, aceitou o convite da presidente Dilma e é hoje vice-presidente do Banco do Brasil.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*