«

»

jul 30 2013

Brasília já tem a maior rede de ciclovias do Brasil

O Governo do DF comemora o fato de que Brasília caminha para ter um novo título, o de capital das ciclovias. E afirma que a cidade assumiu a liderança nacional de malha cicloviária, caminhando para, até o fim do próximo ano, ser uma das líderes mundiais, com 600km de faixas exclusivas para as bikes.

Esta, na verdade, foi uma promessa feita pelo ex-governador José Roberto Arruda, que caminhou pouco na concretização da proposta.

O GDF afirma que Brasília já alcança 398km e toma a dianteira do país, ao ultrapassar os 300km do Rio de Janeiro. Distancia-se ainda mais de São Paulo, que possui 69,8 km, segundo a Mobilize Brasil.

O DF terá uma das maiores redes de ciclovias do mundo, maior do que as de Copenhague (Dinamarca), Paris (França) e Amsterdã (Holanda), que têm, respectivamente, 350km, 394km e 400km, e quase tão extensa quanto a de Nova York (EUA), de 670km.

São investidos atualmente R$42 milhões nos 161,5 km que se encontram em fase de conclusão, obras que estão localizadas no Plano Piloto, Guará, Paranoá, Gama, Riacho Fundo II, Park Way e Samambaia.

Para garantir que as bikes sejam um meio de transporte eficaz, mesmo entre as pessoas que precisam se deslocar por longas distâncias – seja para trabalhar, estudar ou para o lazer –, a legislação dá aos ciclistas o direito de levar as magrelas no Metrô-DF, que reserva o último vagão de cada composição para esse fim.

O GDF pretende estender esse modelo para o Expresso DF – o sistema de BRT que ligará Santa Maria/Gama ao Plano Piloto – com a criação de espaços nos ônibus para o transporte das bicicletas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*