«

»

jun 04 2013

BRASÍLIA TEM REVISTA DEMAIS PARA UM MERCADO ATROFIADO

RENATO RIELLA

Tenho profundo conhecimento editorial e também conheço muito o mercado brasiliense. Por isso, me impressiono com a proliferação de revistas em Brasília, numa disputa sangrenta de anunciantes.

Para completar, a Editora Abril inicia neste domingo a circulação semanal da chamada Veja Brasília, que sai encartada com a Veja tradicional, tal qual ocorre em São Paulo e Rio. Essa publicação tem tabela de preços de anúncios três a quatro vezes mais cara do que as publicações já existentes.

São mais de dez revistas que circulam no DF, a maioria delas com distribuição gratuita, em grandes restaurantes, salões de beleza e também entregues diretamente a clientes preferenciais.

A maior e mais antiga é a Foco, da jornalista Consuelo Badra, que tem conseguido segurar um mercado de varejo, formado por lojas de roupas, academias, clínicas de estética, restaurantes e também empresas do mercado imobiliário. Ela sempre dependeu pouco da verba governamental, o que é fator de sobrevivência.

Grandes jornais da cidade e mesmo outras revistas vivem abaladas pela incerteza dos anúncios (e também os pagamentos) do Governo do DF, principalmente. E não encontram na iniciativa privada o respaldo necessário.

O Correio Braziliense faz a proeza de manter duas revistas. A semanal, encartada no jornal aos domingos. E agora tem a revista Encontro, copiada da publicação de mesmo nome do jornal Estado de Minas, que claramente enfrenta grave dificuldade para ser absorvida pelo mercado de anúncios.

A maioria das revistas tem custo de impressão perto dos R$ 100 mil, além de folha de pessoal caríssima. Não se faz esse tipo de publicação com profissionais baratos e inexperientes.

Há uma revista já antiga, chamada Plano Brasília, e a mais recente e bastante bonita, a GPS. Entre muitas outras. Todas com desempenho no limite, pois a cidade tem cada vez menos anunciantes.

Assim, resta esperar a reacomodação do mercado. Quem for mais competente sobreviverá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*