«

»

maio 29 2019

Brasília terá amanhã o Dia Livre de Imposto

 

Resultado de imagem para dia livre de impostos 2019 df

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Jovem promove, amanhã (30), a 11ª edição do Dia Livre de Impostos (DLI), com o objetivo de chamar atenção da sociedade para a excessiva carga tributária exercida no Brasil.

Neste dia, lojas de todo Brasil colocarão produtos à venda sem o valor dos impostos que incidem no valor final da mercadoria. Os comerciantes arcarão com os impostos não pagos pelo contribuinte.‬‬‬‬‬‬‬‬

No DF, participarão vários shoppings, postos de combustíveis, farmácias e lojas de rua.

“O Brasil tem uma alta carga tributária e devolve muito pouco para a sociedade. Trabalhamos, em média, 153 dias, o que equivale a cinco meses, para pagar impostos e temos um dos piores serviços públicos do mundo”, afirma o coordenador da CDL Jovem do Distrito Federal, Ítalo Portela.

Segundo dados da CNDL, numa lista de 30 países, o Brasil é o 14º a arrecadar mais impostos e o último a retribuir estes valores à sociedade.

Além da alta carga tributária, a CDL/DF quer chamar atenção para a burocracia que envolve os tributos no Brasil. “Não só pagamos muito imposto como não há transparência no processo de arrecadação e aplicação dos recursos. Defendemos que haja uma simplificação na forma de pagamento, como um imposto único, por exemplo, com percentuais de distribuição bem definidos para que o contribuinte possa acompanhar de maneira simplificada quanto está sendo arrecadado e para onde o dinheiro está indo”, defende o presidente da CDL-DF, José Carlos Magalhães Pinto.

Durante o DLI, os lojistas escolherão produtos que serão ofertados com os descontos, que variam de acordo com o segmento. Por exemplo, maquiagens chegam a ter 58% de carga tributária, e eletrônicos, 43%. “Recomendamos que os lojistas escolham produtos que exemplifiquem bem o tamanho da carga tributária que existe no país. A ação é de conscientização”, afirma Ítalo. Até o momento estão confirmadas a participação de mais de 2 mil lojas, em 300 cidades, de 16 Estados em todo o Brasil.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*