«

»

abr 28 2023

Caesb sedia seminário sobre saneamento na Bacia do Rio Melchior 

Com enquadramento permissivo, situação do rio Melchior preocupa comunidade  - CLDF

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) sedia na terça-feira (2), de 9h às 17h  o seminário “Saneamento na Bacia do Rio Melchior”. O encontro será realizado no Espaço Cultural Caesb, na Avenida Sibipiruna, Lotes 13/21, em Águas Claras.

Durante o evento, serão apresentadas as questões técnicas relacionadas à bacia hidrográfica do rio Melchior.

Estarão presentes representantes do Comitê Distrital da Bacia Hidrográfica Paranaíba DF (CBH Paranaíba); da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb); da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa); da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal (SEMA); da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF); do Brasília Ambiental (Ibram); da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU) e da sociedade civil. 

O rio Melchior é formado pela confluência do córrego Gatumé com o córrego Taguatinga. A partir deste ponto, o rio Melchior está enquadrado como Classe IV, segundo o enquadramento dos corpos hídricos definido pela sociedade por meio do Comitê de Bacia Hidrográfica pois, neste trecho, o rio passa a receber o efluente tratado a nível terciário nas Estações de Tratamento de Esgoto Melchior e Samambaia.

As duas Estações tratam o esgoto de aproximadamente 1,3 milhão de moradores de Taguatinga, Ceilândia, Vicente Pires, Pôr do Sol, Sol Nascente, Samambaia e parte de Águas Claras.

 O corpo hídrico também recebe o efluente da estação de tratamento de chorume próxima, de indústrias instaladas ao longo de sua extensão, assim como a contribuição de outras atividades desenvolvidas na bacia hidrográfica, como pecuária e agricultura.

Este evento tem por objetivo discutir a bacia do rio Melchior junto aos diversos usuários e demais partes interessadas de forma a termos ações mais efetivas e que tragam o retorno de forma mais célere para a sociedade.

Fonte: Ascom/Caesb

Foto: CLDF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*