«

»

mar 31 2016

CÂMARA DO DF LANÇA PROGRAMA DE VISITA A UNIDADES UNIVERSITÁRIAS

A Câmara Legislativa está lançando um novo projeto de aproximação com as comunidades do DF.

Trata-se do programa Câmara em Movimento nas Universidades, cuja primeira edição foi realizada na Ceilândia, focada nas atividades da Universidade de Brasília (UnB) na cidade.

Os estudantes se revezaram nas perguntas e questionamentos, tendo como prioridade as reivindicações para a saúde pública do DF.

Também lembraram e cobraram promessas como, por exemplo, a construção de passarela de pedestres próxima à universidade.

Também pediram a ampliação de vagas no Instituto de Longa Permanência (ILP) para idosos, mais segurança nos arredores do campus da universidade, mais investimentos na atenção primária de saúde, o aumento das unidades do programa da Saúde da Família na região, assim como melhorias na infraestrutura e contratação de mais profissionais no Hospital Regional da Ceilândia (HRC), entre outras questões.

A agilidade no convênio do Hospital Universitário de Brasília (HUB) com o governo do DF, que ainda não saiu do papel, foi outra reivindicação dos universitários.

Diante de tantas reivindicações, inclusive a de que os parlamentares destinassem mais emendas à saúde do DF, a presidente da CLDF, deputada Celina Leão, ressaltou que, no ano passado, os deputados destinaram 80% das emendas à saúde do DF.

“Esse percentual somou R$ 352 milhões das nossas emendas à saúde. Mas devo explicar que não temos o poder da rubrica. Por isso, os recursos não foram dirigidos à atenção primária da saúde”, destacou.

A presidente da Câmara Legislativa, deputada Celina Leão, aproveitou a sessão ordinária da CLDF para destacar a importância da participação da comunidade universitária no processo de desenvolvimento de todo o Distrito Federal.

A universitária do 3º semestre de Fonoaudiologia da UnB na Ceilândia, Janine dos Santos Ferreira, 23 anos, residente em Santa Maria, estuda em horário integral, das 8h às 18h, e relatou sua dificuldade com o transporte para a Ceilândia, o que foi compartilhado por outros colegas de universidade que vivem problemas semelhantes.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*