«

»

maio 18 2016

CÂMARA FEDERAL ESTÁ EM CLIMA DE GREVE, MAS O FOLCLÓRICO MARANHÃO SE RECUSA A RENUNCIAR

Pode se dizer que a Câmara Federal está em greve, exigindo a renúncia do atual presidente Waldir Maranhão (PP-MA), substituto do afastado Eduardo Cunha.

A rejeição à sua autoridade é grande e os deputados federais recusam-se a votar projetos enquanto ele estiver na presidência.

Maranhão recebeu ameaça dos deputados, que exigiam a sua renúncia, sob risco de cassar seu mandato. Ficou estudando essa questão e respondeu que não renuncia, mesmo com risco de ser expulso pelo partido, o PP, situação que pode gerar também a perda de mandato.

Ninguém sabe o que este presidente do Maranhão está querendo, mas o certo é que ele atravanca os trabalhos na Câmara.

A primeira sessão de votações sob o comando desse interino foi ridícula e terminou sem a apreciação de qualquer matéria. A sessão foi marcada por tumultos e protestos contra a permanência de Maranhão no comando da Casa.

Parlamentares do PSDB, DEM e  PPS pediram a saída de Maranhão da presidência, argumentando que ele não tem condições de comandar a Casa.

“Vossa excelência não nos representa. Assinou um documento elaborado pela Advocacia-Geral da União cancelando uma decisão de 367 deputados”, disse o líder do DEM, Pauderney Avelino (AM). “Essa Casa não merece ter o senhor na presidência e a Câmara não pode continuar com a interinidade”, acrescentou.

Os líderes do PT, PCdoB e PDT, partidos que apóiam Dilma Rousseff, defenderam Maranhão e criticaram as posições do DEM, PPS e do PSDB, a quem acusaram de dar sustentação a Cunha e, agora, renegá-lo.

Waldir Maranhão se defendeu das acusações e disse que a tentativa de afastá-lo da presidência “faz parte da democracia”. “Não há renúncia, nós temos que trabalhar para o Brasil. A pauta está sobrestada, temos que encaminhar debates e resolver as questões fundamentais para o País”, disse.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*