«

»

maio 18 2016

PANAMA PAPERS COMPROMETE GRANDES NOMES DA COMUNICAÇÃO COM AS OFFSHORES

A investigação Panama Papers identificou pelo menos 14 empresários e diretores de empresas de mídia brasileiras, seus parentes ou jornalistas que têm relação com offshores criadas pela firma panamenha de advocacia Mossack Fonseca. As informações são do blog do Fernando Rodrigues, do Uol.

Segundo o jornalista, todos os nomes da lista foram procurados e negam irregularidades, ou afirmaram estar em processo de regularização dasoffshores.

Os documentos mostram o nome de uma neta de Roberto Marinho – fundador da Globo – e diretores e ex-diretores do Grupo Globo; a dona da TV Verdes Mares, Yolanda Vidal Queiroz; o apresentador Carlos Massa, o Ratinho, dono da Rede Massa de Televisão (afiliada do SBT no Paraná); um sócio do grupo Bloch, antigo dono da TV Manchete, Pedro Jack Kapeller; o ex-senador João Tenório, dono da TV Pajuçara, em Alagoas; e o sócio das TVs Studio Vale do Paraíba e Jaú, Antonio Droghetti Neto.

Do Grupo Estado, responsável pelo Estadão, os nomes ligados a offshores foram o executivo Ruy Mesquita Filho e o presidente do conselho de administração do Grupo Estado, Walter Fontana Filho. Além deles, consta nos papéis da Mossack Fonseca o jornalista que trabalha em revistas da Editora Abril, José Roberto Guzzo.

De acordo com a lei brasileira, qualquer cidadão pode ter empresa em paraíso fiscal. Porém, é necessário que a operação esteja registrada no imposto de renda do proprietário e, quando forem enviados recursos ao exterior, é obrigatório informar ao Banco Central sobre a operação, em casos que superem o equivalente a US$ 100 mil.

Para chegar aos nomes, Rodrigues fez checagem manual, na qual foram consideradas 617 empresas e pessoas. Foram verificados 346 jornalistas listados como finalistas do prêmio “Os mais admirados jornalistas brasileiros 2015” – na categoria “nacional” –, os acionistas dos 50 maiores jornais de 2014 listados no site ANJ e os diretores e acionistas das principais emissoras de TV e rádio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*