«

»

fev 19 2019

Câmara Legislativa barra projetos com vício de iniciativa

Resultado de imagem para cldf

Em reunião hoje (19), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) considerou inadmissível a maioria dos projetos em pauta.

Relator da maior parte das matérias constantes na pauta de hoje, o deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT) esclarece que os pareceres contrários ocorreram, em sua maioria, porque ora os projetos invadem a competência privativa do Executivo ora da União e padecem, pois, de vício de inciativa.

Embora sejam “louváveis quanto ao mérito”, destaca Veras, cabe à CCJ analisar a constitucionalidade, juridicidade e legalidade das proposições, entre outros aspectos. “É o filtro necessário do Poder Legislativo”, defende.

Veras lembra que lhe couberam muitas relatorias de projetos remanescentes da legislatura anterior, uma vez que ele é o único integrante da CCJ a permanecer no cargo. Destaca ainda que, como relator, opta, em situações específicas, por propor emendas para otimizar os textos, a exemplo do projeto da ex-deputada Luzia de Paula, aprovado hoje pela CCJ mediante duas emendas modificativas.

As alterações propostas por Veras retiram do PL 459/2015 a proibição do uso de transgênicos na merenda escolar e trazem uma recomendação de forma a preservar a saúde dos estudantes. “Proibir e obrigar” são termos que devem ser usados com cautela pelos parlamentares, avalia Reginaldo Veras.

Fonte/foto: CLDF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*