«

»

fev 19 2019

Chefe da transparência do DF é investigado por esconder suposto desvio de dinheiro

O subcontrolador-geral Paulo Wanderson Martins, responsável pela área de transparência do governo do DF é investigado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pelo Ministério Público Federal porque teria omitido que era réu na Justiça por peculato ( desvio de dinheiro) para tomar posse como auditor de carreira.

Segundo a denúncia, Paulo Wanderson sonegou, em 2014, a informação de que tinha pendências judiciais, fato que pode colocar em xeque o cargo dele no TCU. Até a publicação da reportagem do G1, o caso continuava em análise interna na Corte de Contas (em sigilo) e no MPF.  O subcontrolador negou irregularidades.

Wanderson foi acusado de fazer compras pessoais para ele e a mulher usando dados do cartão de crédito de clientes do Banco do Brasil. As aquisições foram feitas pela internet entre dezembro de 2008 e fevereiro de 2009 – época em que ele era funcionário do banco em Cáceres (MT).

Em meio aos itens adquiridos estão passagens de avião, ingresso para evento, máquina de lavar, geladeira, televisão e aparelho de ar-condicionado. O episódio foi investigado pela Polícia Federal e virou uma denúncia formal do Ministério Público do estado.

As investigações apontaram que ele fez três vítimas: um policial federal, uma servidora do Tribunal Regional do Trabalho e uma advogada. No total, o prejuízo financeiro chega a R$ 10.595.

Uma dessas vítimas relatou ter deixado o cartão cair na agência por engano e que só depois do réveillon percebeu na fatura as compras feitas em nome dela.

Wanderson se tornou réu na Justiça em 2009. O assunto tramitou até 2017, quando o processo prescreveu – três anos após ele já ter tomado posse no TCU. Como ele tinha menos de 21 anos à época das supostas fraudes, o prazo para o crime ser julgado caiu pela metade: de 16 para 8 anos.

Na prática, a juíza nem sequer chegou à fase da sentença, que iria concluir se Paulo Wanderson é culpado ou inocente.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*