O Comando Nacional do Transporte divulgou neste final de semana um vídeo no qual Ivar Luiz Schmidt, um dos líderes do movimento do transporte, convoca os caminhoneiros para um buzinaço hoje (2), com o intuito de “fechar Brasília”.
Os caminhoneiros se manifestam contra o recente aumento do óleo diesel, além de pedir a definição de um valor mínimo para o frete.
As manifestações continuam, em menores pontos, após a proposta do governo federal ter sido aceita pela Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística.
Na proposta apresentada, o governo prometeu sancionar sem vetos a Lei dos Caminhoneiros, prorrogar por 12 meses o pagamento de caminhões, conforme o Programa Procaminhoneiro, além de criar, por meio de negociação entre caminhoneiros e empresários, uma tabela referencial de frete.
A presidenta Dilma Rousseff vai sancionar hoje (2) a Lei dos Caminhoneiros, mas isso não será suficiente para sufocar o movimento, pois há muitas insatisfações.