«

»

maio 07 2020

Cartórios do DF indicam 63 mortes por coronavírus; Saúde confirma 35

Os cartórios do Distrito Federal registraram 63 mortes por suspeita ou confirmação da Covid-19 até hoje (7). São 28 casos a mais que o número oficial de óbitos contabilizado pelo governo do DF. Até o último boletim, divulgado ontem, eram 35 vítimas confirmadas.

O número de sepultamentos por suspeita de coronavírus na capital também subiu e chegou hoje a 68. Os dados são da Campo da Esperança, empresa que administra os cemitérios da capital.

A companhia afirma que o número de enterros “não corresponde necessariamente ao total de casos registrados no DF, visto que a concessionária recebeu demandas vindas de outras localidades. Da mesma forma, outros estados podem ter recebido demandas saídas de Brasília”.

Já quanto à diferença entre o número de mortes registrado pelos cartórios e o oficial, o GDF explica que, ao declarar o óbito, o médico precisa indicar a causa da morte ou suspeita, mas que isso não significa confirmação.

“Nos casos de óbitos com suspeita de Covid-19, são colhidas amostras para investigação, podendo confirmar ou refutar a suspeita.”

O levantamento dos cartórios é feito por meio dos atestados de óbito registrados na capital. Segundo os dados, o dia com maior número de mortes por suspeita de Covid-19 no DF foi 30 de abril, quando houve seis casos.

O estudo aponta que a maioria das vítimas é homem, com 38 registros, enquanto as mulheres são 25. Já em relação à idade, os mais afetados são os idosos, com 39 casos.

Segundo os dados oficiais da Secretaria de Saúde do DF, a maioria das 35 vítimas da Covid-19 confirmadas é homem. São 20 casos, contra 15 entre mulheres.

O boletim aponta ainda que 32 tinham doenças relacionadas que agravaram a infecção. Problemas no coração, distúrbios metabólicos e doenças que afetam os pulmões são as mais comuns.

Ainda de acordo com o levantamento a taxa de letalidade do coronavírus no Distrito Federal é de 1,7%, sendo que as pessoas mais afetadas são aquelas com mais de 80 anos.

Com informações de G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*