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maio 07 2020

Secretaria de Cultura lança o “Prêmios – Cultura Brasília 60”

FEIRA DE ARTESANATO DA TORRE DE TV - Visite Brasília

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) lançou, hoje (7), o edital do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) “Prêmios – Cultura Brasília 60”.

A convocação é para premiar artistas e agentes culturais que contribuíram com o desenvolvimento artístico do Distrito Federal.

As inscrições começam amanhã (8) e vão até o dia 25 de maio.

Ocadastro é pela internet . De acordo com o governo, o investimento total é de R$ 2 milhões.

A Secretaria afirma que serão admitidos apenas candidatos que comprovem trabalhos que geram oportunidades de emprego e renda, “contemplando o desenvolvimento de ações voltadas para o fortalecimento da economia criativa e economia solidária”.

“Ao premiar fazedores de cultura que estão impedidos de fazer apresentações neste período, auxiliamos o setor”, afirma o secretário de cultura, Bartolomeu Rodrigues.

Segundo o edital, cada premiado será contemplado com R$ 4 mil. Ao todo, 500 agentes culturais serão selecionados nas seguintes áreas:

  • Artesanato
  • Artes Plásticas
  • Fotografia
  • Audiovisual
  • Cultura Digital
  • Circo
  • Cultura Popular
  • Design E Moda
  • Dança
  • Gestão e Capacitação Cultural
  • Literatura
  • Música
  • Ópera
  • Patrimônio Histórico
  • Produção Cultural
  • Teatro
  • Grafite

As inscrições devem ser encaminhadas, preferencialmente, para o e-mail: premiosfac@cultura.df.gov.br.

Caso o candidato não consiga enviar a documentação pelo endereço eletrônico, os dados podem ser entregues na sede da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, via N2, no anexo do Teatro Nacional, na Asa Norte.

O formulário de inscrição está disponível no site do FAC. Além do formulário, outros documentos também devem ser enviados, como:

Cópia de documento de identificação com foto e data de nascimento;

  • Materiais que comprovem a atuação do candidato no DF: podem ser enviados cartazes, folders, fotografias ou material audiovisual.
  • No caso de inscrição feita por terceiros, deve haver carta de anuência da personalidade, grupos ou entidade indicada.
  • No caso de inscrição de grupo sem personalidade jurídica, deve haver uma carta de representação com assinatura, que pode ser digital, de cada membro do grupo.

Os artistas podem concorrer para até, no máximo, duas categorias. Caso seja selecionado, o artista só poderá ser premiado em uma categoria,

No edital, consta que a seleção será feita em duas etapas. Os resultados serão publicados no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) e no site do FAC.

  1. Exame de admissibilidade das candidaturas
  2. Seleção das candidaturas premiadas, realizado pela Comissão de Seleção

A comissão será formada por 10 membros, sendo pelo menos cinco representantes da sociedade civil e uma pessoa com deficiência que atue na área de arte inclusiva, caso seja necessário. Os outros membros ainda serão designados pela Secretaria de Cultura.

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