«

»

mar 04 2020

CLDF aprova a distribuição de absorventes para mulheres em situação de rua

Por falta de condições financeiras, mulheres e meninas em situação de rua enfrentam, todos os meses, dificuldade para adquirir absorventes. Para conter o sangramento menstrual, muitas improvisam, utilizando artifícios que podem fragilizar a própria saúde.

Para fazer frente a essa problemática, a Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou, ontem(3), projeto de lei que prevê o fornecimento, pelo governo, de absorventes higiênicos para essa população.

Proposto pelo deputado Fábio Felix (PSOL), o PL nº 449/2019 foi aprovado, na forma de um substitutivo, em primeiro turno, precisando passar ainda por uma segunda apreciação pelo plenário da Casa.

Ao justificar a importância da proposta, Fábio Felix aponta que, na impossibilidade de custear absorventes (internos ou externos), muitas mulheres acabam fazendo uso de objetos inadequados, a exemplo de meias, plásticos, miolo de pão ou jornal.

“Além disso, quem vive nas ruas muitas vezes não possui acesso a banheiros e a água corrente para poder se lavar. Essa situação pode levar a um conjunto de doenças”, destaca.

Segundo o texto, as mulheres que serão beneficiadas são as que integram “o grupo populacional heterogêneo que possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e a inexistência de moradia convencional regular, e que utiliza os logradouros públicos e as áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente, bem como as unidades de acolhimento para pernoite temporário ou como moradia provisória”.

Com informações de Ascom/CLDF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*