No domingo (2), dia do primeiro turno das eleições, os ônibus no Distrito Federal, segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) funcionaram conforme a tabela horária dos sábados. O metrô vai funcionar das 7h às 19h.
Nas 610 escolas preparadas para a votação, haverá policiamento especial para a segurança das 2,2 milhões de pessoas aptas para a escolha de deputado federal, deputado distrital, senador, governador e presidente da República.
Não haverá intervenções na Esplanada dos Ministérios, com o trânsito e a circulação de pedestres livres. A venda de bebidas alcoólicas está liberada.
O Congresso Nacional, ministérios da Justiça e Segurança Pública e de Relações Exteriores, além do Supremo Tribunal Federal (STF) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE) serão protegidos com grades. Os prédios contarão com segurança própria e reforço da Polícia Militar.
O Detran, os batalhões da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal farão o monitoramento das ruas e rodovias. Intervenções pontuais poderão ser feitas. O Eixão fica aberto para o público e sem circulação de veículos.
Até o final da votação, as escolas onde funcionam zonas eleitorais ficam sob monitoramento da Polícia Militar, assim como os locais de apuração de votos e os cartórios eleitorais.
Conforme o GDF, todo efetivo disponível de forças de segurança estará atuando ou de sobreaviso, no domingo.
A Polícia Federal terá equipes em cada uma das 19 zonas eleitorais para atuar em caso de crimes eleitorais. Se atividades ilícitas sejam confirmadas, os envolvidos serão levados para a superintendência da PF, em Brasília.