«

»

mar 10 2020

CORONAVÍRUS AINDA MODERADO NO BRASIL

O Brasil é exceção no mundo, com apenas 30 casos de coronavírus.

São pacientes vindos de fora, de origem externa, ainda sem notícia de contaminação comunitária.

E nenhum óbito.

No entanto, há 930 casos em análise, em diversas regiões.

Fica a impressão de que os exames de confirmação do vírus nos estados estão sendo feitos com lentidão, o que pode aumentar breve o número oficial de infectados .

 

ITÁLIA – Preocupa ver que um país como a Itália entrou em quarentena geral, com atividades limitadas em todas as áreas, atingindo toda a população.

No Brasil, o Presidente Bolsonaro e o Ministério da Saúde indicam que haverá estratégia diferente da adotada em todo o mundo.

Pelo visto, nas cidades brasileiras não haverá intervenções drásticas, mesmo que o vírus se dissemine.

É fato a se observar, a depender da gravidade futura.

 

CHINA – Vale registro positivo vindo da China, onde o governo anuncia arrefecimento da contaminação.

Pode ser modelo para o resto do mundo, principalmente em países críticos, como Irã, Coreia do Sul e Itália.

 

SUS – Ministério da Saúde enquadrou ontem os hospitais particulares, que deverão abrigar casos suspeitos de coronavírus, sem repassá-los para a rede do SUS.

O hospital privado que está preparado para atender pacientes em estado grave vai ter que atender, informou o Ministério.

 

ESCOLA – Em São Paulo, a escola Avenues, considerada a mais cara do estado, decretou quarentena para 100 alunos que tiveram contato com o Covid-19.

Antes, isso já havia acontecido no escritório da Mastercard. São 15 dias em casa.

 

ECONOMIA – Bolsas internacionais abriram hoje com menos pânico. O dia tende a ser menos tenso na economia internacional.

Ontem, a Bolsa caiu mais de 12% no Brasil, chegando a 86 mil pontos. Ações da Petrobras caíram mais de 30%.

 

CALMA – O Ministro da Economia, Paulo Guedes, que em semanas anteriores vinha assustando o mercado, veio a público para pedir serenidade, dizendo que a situação no Brasil está sob controle.

Ele defendeu as reformas estruturais, em tramitação no Congresso Nacional, que podem dar ao Brasil situação privilegiada.

Mas, vale lembrar, o Governo ainda não enviou ao Congresso as suas propostas para as Reformas Tributária e Administrativa.

Em contato telefônico com o Presidente Bolsonaro, ontem, o Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, cobrou essas propostas de reformas.

 

EMENDAS – Congresso Nacional se reúne hoje, às 14 horas, para votar dez vetos presidenciais, liberando a pauta.

Na sequência, haverá análise de três projetos  que regulamentam a execução de emendas impositivas e diminuem o valor total das emendas do relator-geral do Orçamento, transformando-as em despesas a cargo do Executivo.

 

COMBUSTÍVEIS – Dos Estados Unidos, o Presidente Bolsonaro reafirmou que o governo não vai interferir nos preços dos combustíveis, que devem ser definidos pela Petrobras.

No plano internacional, permanece o impasse da OPEP com a Rússia, que levou o preço do barril do petróleo para valor próximo dos 30 dólares.

Analistas internacionais acham que o Presidente Trump pode tentar intermediar acordo entre a Rússia e a Arábia Saudita. Mas a curto prazo não há solução à vista para esta nova crise do petróleo.

 

PREVISÕES – Boletim semanal Focus, do Banco Central, reduz previsão de crescimento do PIB brasileiro este ano, que caiu para 1,99%.

Ainda no PIB, a estimativa das instituições financeiras para os anos seguintes – 2021, 2022 e 2023 – permanece em 2,50%.

A estimativa para a inflação subiu para 3,20%.

Para 2021, a estimativa de inflação se mantém em 3,75%.

 

BOLSONARO – Presidente Bolsonaro volta ao Brasil no fim do dia.

Hoje ele visita fábrica da Embraer na Flórida.

 

REGINA – Secretária Nacional de Cultura, Regina Duarte, está em choque com o Palácio do Planalto.

Teve nomeação de assessora suspensa e foi desautorizada ao dizer, em entrevista na Globo, que o Governo Federal tem facções.

Ela deverá ter conversa difícil na volta do Presidente Bolsonaro.

 

VACINAÇÃO – Governo Federal insiste na divulgação da vacinação anti-gripe.

Começa no dia 23, para idosos e servidores da Saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*