«

»

fev 12 2014

crise da pm não vai melhorar

RENATO RIELLA
Quem acompanha o BLOG lembra que fui o primeiro a reclamar que a Polícia Militar do DF estava parada. Trata-se de um movimento que destrói a corporação há mais de três anos.

No primeiro comentário, já informei que era um movimento inútil, autodestrutivo, pois a presidente Dilma Rousseff não é maluca de autorizar aumento salarial para a PM que paga melhor no Brasil.

Depois disso, de forma confusa, diversas intervenções de policiais no BLOG indicaram que há dois estados com salário melhor. No entanto, toda a carga de informações desse movimento dos PMs é desorganizada. O certo é que as polícias dos estados mais críticos, como Rio e São Paulo, vão se rebelar se os brasilienses ganharem ainda mais.

Foi este o início da discussão. Brasília vive um estado artificial de coisas desde 2002, quando foi aprovado pelo Congresso Nacional o Fundo Constitucional do DF, que deve despejar na Capital Federal cerca de R$ 13 bilhões este ano.

Era para o DF ter a melhor polícia, a melhor saúde e a melhor educação, mas não é o que acontece na prática. Parece que o Fundo Constitucional acomodou os governantes, que optam por obras caríssimas e deixam esses serviços a desejar.

O certo é que a Polícia Militar está virando vilã e isso torna ainda mais difícil o investimento nessa corporação. Nesse momento, a presidente Dilma já sabe que terá de usar a Força Nacional na Copa do Mundo, pois em Brasília não pode contar com a PM. E a PM também não pode contar com ela.

Quem trabalha na Polícia Militar deve aprender com antigos e experientes sindicalistas. Estes sabem quando perderam uma greve. E a maior prova de que o movimento dos PMs fracassou é o tempo da sua duração. Além do mais, em ano eleitoral, deputados e senadores não vão autorizar aumento para a polícia de Brasília, quando os policiais dos seus estados vivem a pão e água.

Se o DF resiste há mais de três anos diante das reivindicações dos PMs, é porque essas reivindicações são impossíveis de atender. Devem ser buscados outros caminhos. A impossibilidade não vem somente da dificuldade financeira, mas também de questões políticas.

Se o governador Agnelo Queiroz reabriu negociações com os PMs, todos devem saber que serão atendidas questões pontuais, nada a ver com as grandes reivindicações. Pedir equiparação à Polícia Civil e ao Detran é adotar o caminho da derrota.

Os estados (e o DF) estão estruturados em carreiras, diferenciadas pela origem e pela função. Há corporações intensivas, como Polícia Civil e Detran, às quais o Estado decidiu pagar mais, exigindo maior nível de escolaridade e desempenho melhor nos concursos públicos.

E há corporações extensivas, com maior número de integrantes, com salário compatível com a capacidade financeira do Estado. A PM é uma entidade desse tipo.

Quando o PM entra na corporação, aceita na origem a regra do jogo. Por que não passou no concurso da Polícia Civil ou do Detran?

Um PM que se chama Papel (não pode usar o próprio nome por segurança pessoal), escreve no BLOG com ótima redação, de forma inteligente, usando ótimos argumentos. Mas a realidade é que o Estado não está apto a dobrar-se à operação tartaruga.

O resultado disso tudo é trágico, pois a população vai acumulando mágoa da PM e isso pode se desdobrar em algum tipo de revolta.

Tecnicamente, o certo seria a PM dar seu movimento como encerrado, começando tudo de novo.

E tudo de novo é um trabalho feito com as diversas forças políticas de Brasília, com equilíbrio. Como já escrevi aqui muitas vezes, em outubro a PM vai eleger novamente um cabo ou um sargento, que meses depois será o vilão da categoria.

E assim, passamos mais uma semana tartarugada.

4 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Joao de barro

    Desculpe-me jornalista … Mas vc nÃo sabe de nada, com relação a esta matéria! É muito desconhecimento para um teXto tão pequeno. Conheça melhor dO assunto e só depois comece a escrever. Seu texto beira a iNsanidade .

  2. carlos silva

    jornalista vc tem que checar suas informações.
    as negociações começaram em 2011. ja foi relevado a pm e cbm não são mais o maior salario do brasil. vc esta igual aquele jornalista da globo que afirmou que o artefato que atingiu o cinegrafista foi a pm. quanto vc ganha de publicidade do gdf?

  3. Janaína

    Pimenta nos olhos dos outros é refresco. É muito fácil falar quando se está de fora. Espero que você não precise da Pm, mas se precisar estaremos lá para te socorrer, sem nenhuma mágoa, com sacrifício da própria vida, se preciso for.

  4. CB MODESTO 15 nos de pmdf e já sou cabo.

    E LAMENTÁVEL senhor jornalista riella, faça um estudo mais profundo da PMDF, conheça seus homens que nela trabalha, o senhor também desconhece a PMRJ E A PMSP, pare de escrever o que o senhor pensa e faça um estudo para publicar uma MATÉRIA sobre a PMDF com PROPRIEDADE. Mudando um pouco de assunto informo ao senhor que eu fiz um curso na PMRJ por 4 meses, durante este tempo notei que os policiais de lá não andam de carro 1.0, será por que? se recebem um salário tão baixo? e esta a policia que o senhor quer para o Distrito Federal? me desculpe mas o senhor entendeu o recado, por isso que cobramos um salário condizente com a vida CARRIS IMA que e o a do DF.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*