«

»

fev 20 2013

CUBA PRECISA MESMO MUDAR

RENATO RIELLA

 

Fidel Castro é o dono de Cuba desde 1959. Trata-se de uma ditadura sangrenta, castradora de valores, que resultou na morte de milhares de pessoas e na fuga de milhões de jovens.

A vinda da blogueira Yoani Sanchez ao Brasil marca uma gradual (lenta) democratização da ilha e revela que existe na gente jovem esperança de melhores dias. Ela exprimiu isso com uma frase genial:

-Se não deixarem que eu volte, serei a primeira pessoa a fazer o sentido inverso, entrando em Cuba clandestinamente, numa lancha.

Interessante e sintomático. Yoani sabe que a família Castro não conseguirá segurar o regime de ditadura durante muito tempo, até mesmo por uma questão de idade e de morte.

Sei pouco sobre Cuba e reconheço que pode haver grande carga de preconceito e de manipulação de informações ruins, numa ação de marketing dos Estados Unidos. Porém não esqueço, na década de 60, como meus professores no Colégio Maristas em Salvador informavam sobre o fuzilamento de padres por Fides Castro e seus asseclas.

Ao longo dos anos, confirmei que a pena de morte era aplicada por eles na vida civil com a mesma facilidade (e barbaridade) dos tempos de guerrilha. Isso é imperdoável.

Com o tempo, soubemos que Guevara não era o heroi que pensávamos, mas um assassino frio, que disparava balas à queima-roupa na cabeça de adversários. O mundo quer ver uma Cuba normalizada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*