«

»

mar 27 2019

Demitido da presidência do Inep chama ministro da Educação de “incompetente”

Resultado de imagem para MEC

Marcus Vinícius Rodrigues foi demitido da presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira (Inep) pelo ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez. Em entrevista ao jornal O Globo, o ex-dirigente afirmou que o ministro é “gerencialmente incompetente” e “não tem controle emocional” para comandar a educação brasileira.

O ex-presidente do Inep foi o responsável por assinar a portaria que indicava que o MEC não mais avaliaria a alfabetização das crianças, revelada ontem pelo jornal O  Estado de S. Paulo. A medida foi revogada.

Marcos Vinícius considera que a portaria suspendendo a avaliação da alfabetização no país este ano, apontada como motivo da demissão, foi apenas um “pretexto” de Vélez para retirá-lo do cargo.

Segundo ele, a suspensão dos testes para crianças de 7 anos , que estão aprendendo a ler e escrever, foi um pedido do secretário de Alfabetização do MEC, Carlos Nadalim, que é muito próximo a Vélez, e que dificilmente o ministro não teria sido informado da medida pelo auxiliar.

O Inep é considerado a autarquia mais importante do MEC porque é responsável pelas avaliações, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e por todos os dados da educação brasileira.

Questionado pela O Globo sobre o motivo de sua exoneração, Marcus Vinícius respondeu: “Aminha demissão é um processo de crise que já vem desde o início, a partir do momento em que eu não aceitei as indicações do ministro com caráter ideológico para ocupar diretorias (do Inep). Acho que foi exatamente nesse momento que o processo de distanciamento teve início. O ministro me fez várias indicações de profissionais que tinham uma postura ideológica não adequada para gestão. E eu entendi que isso não seria adequado para a educação do Brasil“.

E completou: “A minha demissão não foi uma injustiça. Foi um ato de incompetência gerencial de um ministro que não tem poder de gestão, não tem controle emocional para dirigir a Educação do Brasil“.

Ele afirmou ainda que Vélez é “é uma pessoa do bem, tem boa vontade”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*