«

»

abr 27 2016

DESEMPREGO NO DF BATE RECORDE

foto_12PAULO CESAR GUSMÃO GOMES

O numero de pessoas desempregadas no Distrito Federal atingiu o recorde histórico de 282 mil pessoas, superando o maior índice até então alcançado, de 268 mil, em 2003. Com esse número, a taxa de desemprego verificada chega a 18,1%.

Em nota técnica divulgada pelo Conselho Federal de Economia, técnicos advertem, contudo, que os índices devem ser ainda mais dramáticos caso sejam computados os números da região metropolitana, que agrega municípios do Entorno do Distrito Federal.

Em estimativas consideradas conservadoras pelos especialistas, o número poderia chegar a 425 mil desempregados, ou 19,1%, transformando a região metropolitana do DF na segunda maior taxa entre as metrópoles brasileiras, inferior apenas à da Região Metropolitana de Salvador.

Na nota técnica, o presidente do Conselho Federal de Economia e do Ibrase, Júlio Miragaya, lembra que ” não obstante Brasília possuir o maior PIB per capita e a maior renda domiciliar do País, a taxa de desemprego é elevada em decorrência de sua estrutura produtiva pouco diversificada e de uma economia excessivamente dependente do setor público.”

O estudo mostra que, nos três primeiros meses de 2016, a perda de postos de trabalho no DF se acentuou, caindo em mais 25 mil, o que, associada ao aumento da População Economicamente Ativa, em 21 mil, elevou o contingente desempregado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*