«

»

dez 19 2018

Detran realiza a segunda edição da Operação Festa Segura

Resultado de imagem para blitz detran df

A fim de proporcionar maior segurança no trânsito durante os festejos de fim de ano, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal lançou a operação Festa Segura. O objetivo é intensificar as fiscalizações de trânsito, principalmente com foco na Lei Seca, já que neste período de confraternizações é muito comum o consumo de bebida alcoólica.

Até o dia 13 de janeiro de 2019, serão realizadas 300 operações, sendo 90 do tipo blitz e 210 patrulhamentos com abordagens, especialmente nas proximidades de bares, restaurantes, casas de shows e clubes.

“Trabalhamos para que todos os usuários das vias – pedestres, condutores e passageiros – tenham a consciência de que a segurança no trânsito depende da responsabilidade de cada um”, enfatizou o diretor-geral do Detran-DF, Silvain Fonseca.

Em 2017, a Operação Festa Segura durou 22 dias e autuou 582 condutores sob influência de álcool, 181 não habilitados e recolheu 1.168 veículos ao depósito da autarquia. Foram realizadas 42.176 consultas de veículos e condutores em trânsito e 2.931 abordagens, resultando na autuação de 2.807 condutores por falta de cinto de segurança, 103 por transporte de crianças sem o uso de cadeirinhas ou outros dispositivos, além de 9.738 por infrações diversas – incluindo estacionamento irregular de veículos.

O esforço conjunto de ações educativas, de engenharia e de fiscalização, em dezembro de 2017, resultou numa redução de 46,7% no número de mortes em comparação a dezembro de 2016, caindo de 30 para 16, o menor índice já registrado neste mês.

“Infelizmente, dezembro é um mês em que ocorrem muitos acidentes, que acabam resultando em mortes no trânsito. Mas, no ano passado, conseguimos reduzir quase pela metade o número de óbitos e este ano queremos repetir o bom resultado, retirando das ruas condutores embriagados, estimulando a utilização do cinto de segurança e coibindo o uso do celular ao volante, por exemplo”, destaca o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Glauber Peixoto.

Foto:Fotos Públicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*