«

»

maio 20 2019

DF entra na seca com reservatórios lotados

Racionamento nunca mais. Mesmo com a chegada da seca, o abastecimento de água no DF estará garantido durante todo o ano.

O reservatório de Santa Maria atingiu 100% de sua capacidade neste domingo (19/5). Responsável pelo abastecimento da maior parte do Plano Piloto, Lago Sul e Paranoá, o reservatório, que chegou ao volume mínimo de 21,8%, em 5 novembro de 2017, durante o período crítico de escassez hídrica, começou a se recuperar em abril do ano seguinte, em decorrência de novas obras de captação e redução do consumo.

Por suas características, o Santa Maria, ao contrário do Descoberto, recuperou-se mais lentamente, após o período de escassez. Além de ser menor, o reservatório é abastecido apenas por pequenos riachos.

A barragem do Descoberto, que atende mais de 60% da população do DF, atingiu sua capacidade máxima pós crise hídrica, em 27 de dezembro do ano passado. A intensidade das últimas chuvas contribuiu para a permanência do volume máximo, com pequenas variações.

Nos últimos dez anos, a barragem de Santa Maria atingiu sete vezes o volume total. A última, antes da crise hídrica, foi em junho de 2015.

Como garantia de abastecimento, temos hoje também o aproveitamento das águas do Lago Paranoá. E prosseguem os trabalhos de interligação da Barragem de Corumbá IV ao sistema do DF, o que dará garantia de abastecimento até o fim do século.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*