«

»

maio 15 2019

DF registra ato contra bloqueio de verbas para Educação; manifestação será o dia inteiro

Alunos professores e servidores da Educação se reuniram, na manhã de hoje (15), na Esplanada dos Ministérios para protestar contra a decisão do governo federal de bloquear verbas das instituições de ensino federais.

Até as 11h20, a Polícia Militar calculava que 15 mil pessoas estavam em frente ao Museu Nacional da República. O Sindicato dos Professores do DF (Sinpro) – uma das entidades responsáveis pela mobilização – estima a participação de 50 mil manifestantes.

Por volta das 11h05, o grupo começou uma caminhada pela S1, no Eixo Monumental, em direção à Praça dos Três Poderes. Naquele momento, três faixas tinham sido bloqueadas. Cerca de 15 minutos depois, toda a via foi fechada pelos integrantes do ato.

A PM interditou a via na altura da Rodoviária do Plano Piloto com cones. A medida impediu o tráfego de veículos em direção ao Congresso Nacional pela via S1.

Muitas escolas públicas do DF amanheceram com os portões fechados hoje. O Sindicato dos Professores (Sinpro-DF) afirma que, até as 10h, mais de 90% dos professores das 678 escolas públicas do Distrito Federal aderiram à paralisação.

Em nota, a Secretaria de Educação disse que os professores que faltarem ao trabalho para participar da paralisação “deverão repor as aulas”. A informação foi reforçada pelo secretário Rafael Parente nas redes sociais. As datas ainda serão definidas pela direção das escolas.

Na Universidade de Brasília (UnB), parte dos professores e estudantes também aderiram à paralisação.. Em nota, a direção afirmou, no entanto, que “não há previsão de alterações no calendário acadêmico e que não foi realizado levantamento sobre as unidades que aderiram ao movimento”.

Com informações do G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*