«

»

jun 12 2013

Dilma comemora desempenho industrial em recuperação

Em meio a tanta especulação com viés negativista, a presidente Dilma está comemorando a notícia de que, depois de um início de ano fraco, a atividade industrial registrou o maior crescimento em três anos, segundo anunciou a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Dilma e seus analistas sabem que, no Brasil, só haverá crescimento razoável do Produto Interno Bruto (PIB) se a indústria tiver bom desempenho. Em 2012, o principal fator de PIB baixo (0,9%) foi a queda no desempenho industrial.

De acordo com os Indicadores Industriais, pesquisa mensal sobre o desempenho do setor, o número de horas trabalhadas (que mede a produção industrial) aumentou 2,9% em abril na comparação com março. A expansão é a maior de um mês para o outro desde março de 2010, quando o indicador tinha avançado 3%.

Os dados são desassonalizados e, portanto, desconsideram as oscilações típicas de determinada época do ano. Segundo a CNI, houve crescimento das horas trabalhadas em 17 dos 21 setores da indústria pesquisados. Em março, apenas seis segmentos tinham registrado aumento no indicador.

O desempenho positivo também refletiu-se em outros indicadores divulgados pela CNI. O faturamento real – descontada a inflação – da indústria aumentou 5% em abril em relação a março. Essa expansão recuperou o nível registrado em agosto do ano passado, quando o crescimento também tinha ficado em 5%. Nos quatro primeiros meses do ano, o faturamento real aumentou 6,8% na comparação com o primeiro quadrimestre de 2012.

O emprego industrial cresceu 0,7%, sem retração pelo oitavo mês seguido. A massa salarial da indústria aumentou 0,4%, com alta pelo terceiro mês consecutivo. A utilização da capacidade instalada atingiu 83,3% em abril. De acordo com a CNI, é o maior nível desde junho de 2011.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*