«

»

maio 01 2019

Distritais cobram respostas do GDF

Na sessão da Câmara Legislativa, ontem (30), distritais reclamaram do descumprimento dos prazos para envio de informações por parte do secretariado do governo do Distrito Federal. O Regimento Interno da Casa estabelece que as respostas aos requerimentos dos parlamentares devem ser encaminhadas no prazo de 30 dias, sob pena de configurar crime de responsabilidade.

De acordo com o deputado Fábio Félix (PSOL), um pedido de informações sobre a militarização de escolas no DF foi feito em fevereiro passado, e até agora o secretário de Educação, Rafael Parente, não respondeu. “E isso é um requerimento aprovado pelo plenário, respaldado por lei, imagina os questionamentos feitos pela população por meio da Lei de Acesso à Informação”, lamentou. O parlamentar frisou que os requerimentos de informação são instrumentos “legítimos e democráticos” para cobrar explicações do governo.

O deputado Reginaldo Sardinha (Avante) também cobrou respostas a seus requerimentos. Segundo contou, um de seus pedidos de informações já foi reiterado pela própria Mesa Diretora da Casa. “Se não receber em mais 30 dias, farei valer o regimento”, disse.

Júlia Lucy (Novo) fez coro com os colegas: “Também não estou recebendo respostas. Infelizmente, é uma prática do GDF”.

Vice-presidente da CLDF, o deputado Delmasso (PRB) informou que a Casa está trabalhando para implantar, até agosto desta ano, um sistema de peticionamento eletrônico junto ao GDF, para desburocratizar os pedidos de informação e facilitar a coleta de dados junto ao Executivo.

Por sua vez, o presidente da Casa, Rafael Prudente (MDB), se comprometeu a reforçar para todos os secretários do governo a importância e a necessidade de responder aos questionamentos dos parlamentares, alertando para os prazos e para a possibilidade de processo por crime de responsabilidade.

Com informações da Ascom/CLDF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*