«

»

nov 22 2017

Duas semanas sem Metrô em Brasília. Não dá mais para esperar

RENATO RIELLA

A greve do Metrô de Brasília já dura duas semanas e o Governo do DF não faz contraponto correto à ação dos sindicalistas.

Uma ação útil nesse tipo de movimento é a análise da realidade salarial. Vivemos um momento em que a inflação oficial está perto dos 3%, o que desestimula reivindicações salariais.

Ao mesmo tempo, os grevistas reivindicam a contratação de 600 servidores, pauta que surge no noticiário a todo o momento sem que o GDF e a direção do Metrô possam contestar com argumentos sólidos.

A Justiça determina que 90% dos trabalhadores operem na hora do pico, com multa ao Sindicato dos Metroviários, mas essa orientação simplesmente não é cumprida.

Por que o GDF não apresenta à sociedade um comparativo do quadro salarial do Metrô brasiliense com outros metrôs, como Rio e São Paulo, por exemplo?

O comentário em áreas fechadas é que os salários de Brasília já são superiores ao do restante do Brasil, o que abre ótima discussão.

Não dá para permanecer frio, quase gelado, em relação a uma greve que abala a cidade. Vemos hoje grandes engarrafamentos, porque muita gente passou a usar o carro particular nas principais vias, na impossibilidade de viajar de Metrô.

Muitos negócios estão prejudicados, à beira de quebrar, porque um eixo de desenvolvimento se fechou. O Metrô não é somente um trem que leva gente. É um motivador de negócios e de conforto para a população.

Não dá mais para esperar. É preciso uma ação mais drástica, de qualquer ordem, para acabar esta greve.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*