«

»

out 01 2014

EBOLA EM TERRITÓRIO DOS EUA LEVA A NOVAS DISCUSSÕES

Os países ocidentais vão ampliar as condições de triagem para impedir a entrada do ebola nos seus territórios.

Esse é o resultado da ocorrência da doença em território dos Estados Unidos (Texas), com possibilidade de contágio ainda não dimensionado.

O governo americano reconheceu o primeiro caso de infecção por ebola diagnosticado em seu território. De acordo com um comunicado do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) divulgado em Atlanta, Georgia, o paciente – cuja identidade não foi divulgada – é do sexo masculino e está internado em um Hospital em Dallas, Texas.

O diretor do CDC, Thomas Frieden, disse que a pessoa infectada está em tratamento e “estritamente isolada”, desde que surgiram os primeiros sintomas da doença.

Segundo ele, o paciente voltou de uma viagem à Libéria (África) no dia 19 de setembro e chegou aos Estados Unidos um dia depois. Os exames feitos após a internação (e o surgimento dos sintomas) confirmaram a contaminação por ebola.

O diretor do CDC garantiu que não há motivo para “pânico” ou preocupação, porque o paciente foi isolado assim que surgiram os primeiros sintomas da doença. A fase infecciosa do ebola começa após o surgimento dos sintomas, como febre, vômito e dores de cabeça.

Todos os contatos feitos por este contaminado pelo ebola estão sendo checados, para evitar que ocorram novos casos e possível contaminação de grupos sociais.

Segundo as últimas estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS), os números indicam que mais de 6,5 mil pessoas podem estar infectadas nos três países mais afetados.

O atual surto é considerado pela ONU como uma “ameaça global” e o organismo avalia serem necessários U$10 bi para combater a doença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*