«

»

jul 22 2014

ELIANA PEDROSA CORRE RISCOS DESNECESSÁRIOS

RENATO RIELLA

A deputada distrital Eliana Pedrosa está, sem dúvida, entre os dez maiores nomes da política brasiliense, mas errou muito no planejamento pessoal nesta eleição e pode ficar sem mandato.

Oriunda do DEM, ela acabou optando por um partido inexpressivo (PPS), o antigo Partidão dos comunistas, pelo qual sonhou em ser candidata a governadora do DF. Trata-se de sigla incompatível com a origem dessa deputada, notória representante de interesses empresariais.

Não contente com a opção partidária infeliz, ela anunciou-se como candidata a vice-governadora na chapa do ex-governador José Roberto Arruda (PR).

O presidente nacional do PPS, Roberto Freire, no melhor estilo da “democracia comunista”, interveio no partido em Brasília, nomeando Francisco de Souza como interventor.

Este, sem ouvir a deputada Eliana, fez uma coligação com o PSDB e o PSDC para as eleições majoritárias e proporcionais. Isso quer dizer que a deputada Eliana Pedrosa agora apóia, pelo menos formalmente, a candidatura do tucano Pitiman a governador (embora ela tenha freqüentado ambientes eleitorais do Arruda, arriscando-se a ser punida pela autoridade do seu partido).

Na nova coligação, Eliana tentará ser eleita deputada federal. Como esse grupo provavelmente só elegerá um candidato a essa vaga, passa a haver disputa com o tucano Izalci Lucas, que na eleição passada foi eleito com mais de 90 mil votos.

Será que Eliana Pedrosa consegue ultrapassar essa marca do Izalci, para se viabilizar como deputada federal?

Tudo começou lá atrás, quando ela optou pelo partido errado. Mas prossegue o festival de erros primários em planejamento eleitoral.

Não contente com todos os desencontros que proporcionou nessa campanha, a deputada de grande expressão na Câmara Legislativa resolveu bancar a candidatura do sobrinho Eduardo Pedrosa (filho do pai do mesmo nome) para deputado distrital.

Lançar um Pedrosa para candidato a distrital pareceu aos demais candidatos do PPS uma provocação. Eliana enfrenta agora motim dentro dos quadros do seu partido. Muitos candidatos, que já estavam com campanha na rua, entram nas redes sociais protestando contra isso e afirmando que ela pode privilegiar o Pedrosinha.

É muita confusão na vida de uma deputada que tem, sem dúvida, muito voto, mas não pode abusar desse patrimônio eleitoral. É preciso muito cuidado em cada ação, em cada estratégia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*