«

»

jul 22 2014

PARTIDO É UMA PRAGA MAIOR DO QUE A DENGUE NO BRASIL

RENATO RIELLA

As entidades ditas federativas e confederativas são uma grande vergonha no Brasil. É o caso das federações de futebol, como também das confederações empresariais, todas dirigidas por grupos viciados.

Mas a maior depravação na estruturação federativa, no Brasil, vem dos partidos políticos, desprezados e rejeitados pelo povo, como mostra recente pesquisa do instituto Datafolha, e como ficou provado nas manifestações de rua.

O PR, por exemplo, é administrado da prisão pelo mensaleiro Valdemar Costa Neto, que assume postura de dono permanente desse partido e pode entregá-lo, sem consultar os políticos brasilienses, ao ex-governador José Roberto Arruda.

O PDT hoje é dominado nacionalmente, com mão de ferro, por Carlos Lupi, que começou na política como dono da banca de revistas onde Leonel Brizola comprava jornais, no Rio de Janeiro.

O grande PMDB tem o vice-presidente Michel Temer como dono, embora abrigue nomes poderosos, como José Sarney, Renan Calheiros e Eunício Oliveira.

Há um partido ridículo, chamado PRTB, presidido há décadas por um político ridículo, chamado Levy Fidelix. Esse “presidente” negocia abertamente o partido em níveis regionais e no DF fez isso com o ex-senador Luiz Estevão.

O PTB tem donos regionais e no DF é dominado pelo senador Gim Argello, que contraria a orientação nacional do partido e não apóia mais o PT.

O antigo DEM hoje é mandado pelo senador Agripino Maia. Há outros partidos dominados por igrejas evangélicas, principalmente a Universal e a Assembleia de Deus.

Quem não manda em partido é o eleitor. O PT, por exemplo, tem a figura de Lula como equivalente a um papa, que influi nas decisões dos seus cardeais e muda o rumo da sigla quando quer.

E o PSDB não tem um cacique, mas é dominado há décadas por um colegiado que, desta vez, abre exceção para um novato: Aécio Neves.

Quando ao PSB, foi o partido do Miguel Arraes, nos últimos anos herdado pelo neto Eduardo Campos, que manda e desmanda na agremiação.

Para completar, teremos um partido chamado Rede, que será implantado segundo os dogmas traçados pelas ex-senadora Marina Silva.

Não há espaço nos partidos para gente inteligente, independente, de valor, gente criativa e moderna.

O grande problema do Brasil é a falta de identificação do cidadão (qualquer cidadão!) com os partidos.

Como votar bem, se não temos partidos do bem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*