«

»

jan 26 2018

Em vez de dia 2, recesso do Congresso termina dia 5 de fevereiro

Um adiamento na abertura do ano legislativo no Congresso Nacional, após o recesso, deve afetar o cronograma que havia sido anunciado para a análise da proposta de reforma da Previdência que tramita na Câmara Federal.

A regra da Casa define que o ano legislativo é iniciado no dia 2 de fevereiro, em uma sessão solene do Congresso com parlamentares e outras autoridades. Em 2018, a data cairá na próxima sexta-feira, mas não haverá sessão nesse dia.

O presidente do Congresso, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), convocou a reunião para o fim da tarde da segunda-feira seguinte, dia 5 de fevereiro.

A data colide com a agenda de análise da reforma da Previdência anunciada desde o fim do ano passado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Segundo o cronograma definido por Maia em conjunto com o governo, a discussão do projeto seria iniciada na Câmara no dia 5, o que pode ser inviabilizado pela sessão do Congresso.

A votação da proposta, caso o governo consiga votos suficientes para aprovação, está prevista para 19 de fevereiro, depois do Carnaval.

Questionado sobre a coincidência de datas, Maia afirmou que a abertura dos trabalhos legislativos é marcada pelo Congresso e que “pode ser” que, por esse motivo, o início da discussão da reforma da Previdência tenha que ser adiado.

De acordo com a assessoria de imprensa do senador Eunício Oliveira, a primeira sessão do ano no Congresso ficou para o dia 5 por ser uma segunda-feira. Na sexta, segundo a equipe do senador, seria difícil reunir os parlamentares em plenário.

Blog do Magno

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*