«

»

mar 09 2022

Empresas de telemarketing serão obrigadas a usar o prefixo 0303 a partir de amanhã

Disque 100 e Ligue 180 registram cerca 1 mil denúncias de violações de direitos humanos por dia em 2020 — Português (Brasil)

O excesso de ligações de empresas de telemarketing, oferecendo serviços e produtos, incomodam muito as pessoas em todo o País.

O diretor geral do Procon do Distrito Federal, Marcelo Nascimento, disse que os órgãos estaduais de defesa do consumidor vêm buscando encontrar soluções junto à Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações; e com o Febraban, a Federação Nacional de Bancos. Ele afirma que essa prática de telemarketing agressivo é abusiva, porque o consumidor não consegue impedir o excesso de ligações ao longo do dia.

Em dezembro de 2021, a Anatel determinou que as empresas que operam com telemarketing deverão ligar para os clientes utilizando o prefixo 0303. A ideia é que as pessoas identifiquem facilmente esse tipo de chamada e possam optar por atender, ignorar ou bloquear o número. As operadoras também deverão realizar o bloqueio preventivo desse tipo de ligação, a pedido do consumidor.

Em 2020, a Febraban criou a autorregulação dos bancos, com o objetivo de coibir a prática do abuso comercial. Uma das medidas foi a implementação do site naomeperturbe.com.br, onde os clientes podem cadastrar o número do telefone para não receber ligações desse tipo.

Se o cidadão continuar recebendo ligações, o site permite que se registre uma reclamação contra o correspondente bancário que não respeitou o sistema. Quem explica é o diretor executivo de Relações com o Consumidor da Febraban, Amaury Oliva.

As novas regras da Anatel passam a valer a partir de amanhã.

Fonte: Agência Brasil – Daniel Ito – Joana Lima.

Foto: Governo Federal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*