«

»

abr 27 2018

Encontro de Kim e Moon dá esperança de reunificação aos coreanos

Kim doisO mundo acorda hoje mais otimista, depois que se concretizou o encontro de paz entre o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-Um, e o presidente democrata da Coreia do Sul, Moon Jae-in, abrindo perspectiva de reunificação de ações entre os dois países irmãos.

Até o fim do ano passado, isso parecia totalmente impossível, mas ocorreu importante mudança na Coreia do Norte, que nenhum analista de política internacional consegue explicar.

Os dois dirigentes se comprometeram a assinar um acordo de paz para colocar o fim à guerra entre as Coreias ainda este ano, substituindo o armistício de 1953.

Os dois concordaram em trabalhar pela desnuclearização da península em declaração conjunta.

O encontro aconteceu hoje (sexta), em Panmunjon, zona neutra que divide os dois países.

“Os dois líderes solenemente declararam ante 80 milhões de coreanos e todo o mundo que não vai haver mais guerra na península da Coreia e que uma nova era de paz começou”, diz a declaração feita nesta manhã, segundo a CNN.kim

No encontro desta manhã (horário local), que durou 100 minutos, “falaram sobre a desnuclearização, estabelecimento da paz na península e sobre melhoria das relações” entre os dois países, que seguem em guerra, segundo informou o porta-voz da presidência sul-coreana, Yoon Young-chan.

A conversa entre os dois líderes teve início às 10h15 (22h15 de quinta, 26, em Brasília). Após se cumprimentarem, Moon aceitou o convite de Kim e pisou simbolicamente no lado Norte da fronteira. Em seguida, ambos passaram para o lado Sul.

O sul-coreano disse a Kim que estava “feliz por conhecê-lo”. Mais tarde afirmou que a presença de Kim fazia de Panmunjon um símbolo de paz, e não mais de divisão.

Kim assinou um livro de visitas, onde deixou a seguinte mensagem: “Uma nova história começa agora – no ponto inicial da história e na era da paz”.

A agência norte-coreana KCNA afirmou que Kim pretende “discutir de coração aberto com Moon Jae-in todas as questões com objetivo de melhorar relações intercoreanas e alcançar paz, prosperidade e reunificação da península coreana”.

O líder norte-coreano disse ainda ao presidente sul-coreano que está disposto a visitá-lo em Seul “a qualquer momento que for convidado”, informou a presidência sul-coreana.

Moon e Kim plantaram na Zona Desmilitarizada um pinheiro que nasceu em 1953, ano em que foi assinado o cessar-fogo entre as duas Coreias. A árvore recebeu ainda uma pedra em sua base, com os nomes dos dois líderes escritos, ao lado da frase “plante paz e prosperidade”.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*