«

»

maio 16 2022

Faculdade UnB Planaltina completa hoje 16 anos de criação; primeira obra de ampliação da universidade

Hoje (16), a Faculdade UnB Planaltina (FUP) comemora 16 anos, sendo referência na interlocução acadêmica com a sociedade. Inaugurada em 16 de maio de 2006, a FUP foi a primeira obra do projeto de ampliação da Universidade de Brasília (UnB). Foi fundada antes mesmo do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que depois fomentou o crescimento da Faculdade e a construção dos campi de Ceilândia (FCE) e do Gama (FGA), em 2008.

extensão teve por finalidade atender à demanda da população da região por oportunidade de acesso à educação superior pública. Além disso, visava a permitir que a UnB assumisse importante papel na aceleração do processo de desenvolvimento socioeconômico e científico de Planaltina e arredores.ina

A reitora da Universidade de Brasília, Márcia Abrahão, lembra que a expansão da UnB para fora do Plano Piloto era um sonho antigo da sociedade do Distrito Federal, que começou a se concretizar a partir do campus de Planaltina. “Foi emocionante perceber como a população de Planaltina se mobilizou em torno da UnB. Tenho um carinho muito especial pelo campus.” À época docente do Instituto de Geociências, e, depois, decana de Ensino de Graduação – de 2008 a 2011 –, a reitora acompanhou a criação da FUP e os concursos de professores para os primeiros cursos.

O campus foi construído no bairro Vila Nossa Senhora de Fátima, em Planaltina, a aproximadamente 36 km do Darcy Ribeiro. O objetivo era agregar as regiões de Planaltina, Sobradinho, Brazlândia, Sobradinho II, Formosa, Buritis Cabeceiras, Planaltina de Goiás, Vila Boa e Água Fria de Goiás, entre outras.

Para o diretor da Faculdade, professor Reinaldo Miranda, a localização aproxima o ensino do cotidiano de Planaltina. Vínculo que pode ser visto na rede de interação montada com a segurança pública, a administração regional, grupos de minorias, grupos de expressão cultural e artística, museus e outras estruturas que integram a dinâmica de funcionamento da região administrativa.

“Nós somos recebidos por essa comunidade de braços abertos.” Ele ressalta ainda que o campus está à disposição para acolher a todos. “Queremos desmistificar que aqui só entram alguns, deixar claro que não é inalcançável o ingresso”, completa.

A diversidade de pessoas, de diferentes origens, presentes na comunidade acadêmica é, sobretudo, uma das marcas da unidade. “A nossa configuração de estudantes é bastante diversa. E eles se sentem contemplados por essa diversidade, que aqui dentro é um assunto tratado de maneira natural”, ressalta o diretor.

Algo que também chama a atenção nas interações entre o corpo acadêmico é a cultura do diálogo. Uma das ações mais tradicionais em comemoração ao aniversário é a Assembleia Geral, onde se reúnem discentes, docentes, servidores, terceirizados e comunidade externa para decidir as medidas e ações a serem tomadas pelo campus ao longo do ano. “A partir do momento que a gente fortalece os espaços democráticos, fortalecemos essa cultura que a gente tem no campus”, defende o diretor. A assembleia deste ano será realizada após o início do semestre letivo, marcado para 6 de junho.

A FUP foi concebida com vocação no campo da educação, ambiental e de desenvolvimento rural. “Nossos cursos de graduação e pós-graduação possuem grande atuação nas temáticas de meio ambiente, educação ambiental e agronegócio de maneira abrangente”, explica Reinaldo Miranda.

Em pleno crescimento na graduação e pós-graduação, a FUP já colhe os resultados de sua receptividade à comunidade regional: o campus formou 1.561 profissionais em suas quatro graduações oferecidas, além de 381 na pós-graduação – ao todo, são seis cursos, sendo dois de mestrado profissional. Atualmente, conta com 112 docentes e 52 técnicos administrativos.

Fonte: Ascom/Universidade de Brrasília

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*