«

»

jul 05 2019

GDF abre licitação para lavagem de roupas de presos na Papuda

O governo do Distrito Federal abriu uma licitação para compra de equipamentos de lavagem e secagem de roupas de presos no Complexo Penitenciário da Papuda. A aquisição terá custo de R$ 5,8 milhões.

O pregão eletrônico, divulgado no Diário Oficial hoje (5), prevê a aquisição de máquinas de lavar, secadoras, balanças eletrônicas, mesas e carros para transporte das roupas de cerca de 16,6 mil detentos abrigados no sistema penitenciário.

Na cadeia, os internos usam camisas brancas e bermudas que recebem de familiares. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) não fornece uniforme aos presos.

Com a instalação das lavanderias, a previsão é de que os próprios internos sejam responsáveis pelo serviço de lavagem, secagem e entrega das roupas.

Atualmente na Papuda, de acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes Socioeducativos do DF, Paulo Silva, os internos lavam e estendem as roupas dentro das celas, “apesar de ter um espaço reservado do lado de fora para isso”, explica.

Por causa da falta de luz no local, Silva alerta para os riscos da proliferação de doenças. Segundo a entidade, a instalação da lavanderia “seria uma forma de diminuir o surto de doenças infectocontagiosas”.

A previsão é de que os espaços de higiene sejam montados em alas do complexo penitenciário onde ficam presos já condenados pela Justiça.

Com informações do G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*